domingo, 1 de março de 2015

Fontes Históricas

Fonte histórica, documento, registro, vestígio...
"[...] Fazer história é um fazer artesanal. É uma prática que implica rastrear documentos nos arquivos, interrogar os mortos, decriptar silêncios, interpretar registros orais, escritos ou iconográficos, perceber as funções que tais documentos tinham em dado momento histórico."
(Mary Del Priore e Renato Pinto Venâncio. O livro de ouro da História do Brasil.
Rio de Janeiro: Ediouro, 2001. p. 9.)
Nos jornais toda a história de uma época
1. Fonte histórica, documento, registro, vestígio são todos termos correlatos para definir tudo aquilo produzido pela humanidade no tempo e no espaço: a herança material e imaterial deixada pelos antepassados que serve de base para a construção do conhecimento histórico. O termo mais clássico para conceituar a fonte histórica é documento. Palavra, no entanto, que, devido às concepções da escola metódica, ou positivista, está atrelada a uma gama de ideias preconcebidas, significando não apenas o registro escrito, mas principalmente, o registro oficial. Vestígio é a palavra atualmente preferida pelos historiadores que defendem que a fonte histórica é mais do que o documento oficial: que os mitos, a fala, o cinema, a literatura, tudo isso, como produtos humanos, torna-se fonte para o conhecimento da história.
(Kalina Vanderlei Silva e Maciel Henrique Silva. Dicionário de conceitos históricos.
São Paulo: Contexto, 2009. p. 158.)
2. De que se utiliza o historiador para exercer o seu ofício? [...] Para reconstituir o quadro geral da sociedade, o historiador dependerá sempre de informações sobre fatos a que não assistiu. Desse modo, ao contrário do romancista, que pode criar seus personagens e inventar os acontecimentos, o historiador deve reconstituir os fatos exatamente como ocorreram. Assim, para atingir seus objetivos, é obrigado a recorrer aos documentos, através dos quais poderá tomar conhecimento dos fatos.
Bilhete italiano de terceira classe, 1925
Torna-se, então, evidente que a História se faz com documentos - sem eles não há realmente História.
[...] A tarefa do historiador consistiria apenas na simples coleta de informações contidas nos documentos?
[...] Na concepção atual da História os documentos constituem a matéria-prima do historiador, o meio através do qual a História atingirá o seu objeto: a interpretação dos documentos permitirá a compreensão dos fatos históricos.
[...] como [diz] Lucien Febvre, que "toda História é filha de seu tempo" [...] ou, como [diz] Collingwood: "Cada nova geração deve reescrever a História à sua própria maneira".
Geralmente, reserva-se a designação de documento para "os atos escritos emanados dos poderes públicos ou de particulares, em suma, aos papéis conservados pelos arquivos administrativos ou privados"
Esse conceito, no entanto, dá uma ideia restrita da infinita diversidade dos meios de que dispõe o historiador para compreender a realidade, a vida humana. Justamente por isso, é preferível adotar-se o conceito amplo de Henri Marrou de que "documento é tudo aquilo capaz de nos revelar qualquer coisa sobre o passado do Homem". Ou, então, o de Besselaar, para quem o termo designa "todo e qualquer vestígio do passado, capaz de nos dar informações acerca de um fato ou acontecimento histórico".
É nesta acepção que muitos historiadores empregam, com o mesmo sentido de documento, os termos fonte histórica, testemunho histórico, vestígio histórico, restos históricos, para designar os materiais que permitem a reconstituição do passado. [...] Hoje, a concepção da História, tornando-se cada vez mais complexa e ampliando continuamente seu campo de estudo, interessa-se em compreender e construir integralmente o passado humano: esse novo sentido globalizante da História leva o historiador a estudar as instituições, o Direito, a Economia, as estruturas sociais, os costumes, a Religião, as Ciências, as Letras, as Artes - enfim, todos os aspectos da vida humana.
"A diversidade dos testemunhos históricos é quase infinita. Tudo o que o homem diz ou escreve, tudo o que fabrica, tudo o que toca pode e deve informar sobre ele."
(Marc Bloch. Apologia da história ou o ofício do historiador.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. p. 79.)

Classificação das Fontes Históricas:

Fontes Arqueológicas - vestígios da presença humana em material variado (restos de animais, utensílios, fósseis etc.), geralmente não intencionais;
Fontes Escritas - traços escritos em material variado (pedra, papiro, papel etc.), geralmente intencionais. De acordo com a intencionalidade, o traço descrito pode ser:
Fontes de Arquivo - se a intenção foi comprovar alguma coisa: todo documento recebido ou redigido por uma pessoa pública ou investida, pela lei ou pelo costume, de uma autoridade especial;
Fontes Literárias - possuem a intenção de informar aos contemporâneos e à posteridade alguma coisa, mas não de comprovar;
Fontes Orais - são traços que têm a intenção de informar, mas não possuem um material de transmissão.
(Rubim Santos Aquino. História das Sociedades: das comunidades primitivas
às sociedades medievais. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2008. p. 70-75.)

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

A Criação

Diego Rivera - A Criação
A Mulher e o Homem sonhavam
que Deus os estava sonhando.
Deus os sonhava enquanto cantava e agitava seus
maracás, envolvido em fumaça de tabaco.
E se sentia feliz, e também estremecido pela
dúvida e pelo mistério.
Os índios Makiritare sabem
que, se Deus sonha com comida, frutifica e dá de
comer. Se Deus sonha com a Vida,
nasce e dá de nascer.
A Mulher e o Homem sonhavam
que no sonho de Deus aparecia
um grande ovo brilhante.
Dentro do ovo, eles cantavam, e dançavam,
e faziam um grande alvoroço,
porque estavam loucos de vontade de nascer.
Sonhavam que no sonho de Deus
a alegria era mais forte que a dúvida e o mistério,
e Deus sonhando os criava, e cantando dizia:
- Quebro este ovo, e nasce a Mulher, e nasce
o Homem, e juntos viverão e morrerão.
Mas nascerão novamente.
Nascerão e tornarão a morrer,
e outra vez nascerão.
E nunca deixarão de nascer,
porque a morte é uma mentira.

Eduardo Galeano
- Memórias de Fogo.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Charles Landseer - O Pão de Açúcar

Charles Landseer - O Pão de Açúcar visto da Estrada do Silvestre
Charles Landseer (1799-1879) foi um pintor e aquarelista inglês que se tornou conhecido por acompanhar Charles Darwin como desenhista no primeiro trecho da sua viagem exploratória pelo mundo.
Após, em julho de 1825, o pintor chegou ao Rio de Janeiro com a missão diplomática inglesa encarregada de negociar o reconhecimento do Império do Brasil, aqui permanecendo até maio de 1826.
Produziu mais de 300 trabalhos em bico de pena, aquarelas, carvão e pinturas fixando a paisagem brasileira da época.
Outras obras do artista:
Charles Landseer
Charles Landseer - The monks of Melrose made good kaill

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

O homem não pode tudo

Ridolfo di Domenico
(...) que consolo para o homem ver que Deus não pode tudo: mesmo que quisesse não poderia matar-Se, o que é sem dúvida nosso maior privilégio; não poder fazer com que os mortais sejam imortais nem que os mortos não sejam mortos; nem tampouco que quem haja vivido não tenha vivido; que quem tenha sido homenageado não o tenha sido; Sua intervenção no passado restringe-se ao esquecimento.
Caio Plínio (23-79)

sábado, 21 de fevereiro de 2015

A Rendeira

Johannes Vermeer - A Rendeira
Considerada uma das pinturas mais famosas de Vermeer, calcula-se que tenha sido produzida entre os anos de 1669 e 1670. Como muitas outras obras do artista, A Rendeira retrata uma pessoa realizando uma tarefa, rodeada de seus elementos de trabalho.
A jovem está absolutamente envolvida em seu trabalho minucioso, manipulando cuidadosamente pinos e fios coloridos. O trabalho doméstico é o indicador de sua virtude. Distante da realidade do mundo, a jovem presta atenção apenas ao seu dever.
Outro aspecto importante da obra é que nela prevalece o detalhe e uma luminosidade suave. Seus diversos pontos de luz desfocados são um dos melhores exemplos da interpretação da luz conduzida por Vermeer e que agradava muito os impressionistas. O quadro foi considerado por Renoir a pintura mais bela do mundo.
Ficha Técnica - A Rendeira
Autor: Johannes Vermeer
Onde ver: Museu do Louvre, Paris, França
Ano: 1669 e 1670
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 24Cm x 21cm
Movimento: Barroco Holandês

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Soneto 73

Jean-Honoré Fragonard
Esta estação do ano podes vê-la
em mim: folhas caindo ou já caídas;
ramos que o frémito do frio gela;
árvore em ruína, aves despedidas.
E podes ver em mim, crepuscular,
o dia que se extingue sobre o poente,
com a noite sem astros a anunciar
o repouso da morte, gradualmente.
Ou podes ver o lume extraordinário,
morrendo do que vive: a claridade,
deitado sobre o leito mortuário
que é a cinza da sua mocidade.
Eis o que torna o amor mais forte:
amar quem está tão próximo da morte.

William Shakespeare (1564-1616)
Tradução: Carlos de Oliveira

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Referências

Gustav Klimt
Uma árvore fina se balança
aos pés dos edifícios

não suponham reverências
na sua grande ironia:
ter os pés no chão não a impede
de se sacudir na ventania.

Juliana Bernardo

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

O Incêndio dos Aspectos

René Magritte
O Desenlace (aqui) petrificado
isto de istmo, era de hera
a qualidade em resultado absoluto.

aqui reverdecendo - o jorro e a perna
na só imagem que unifica a frase
no extremo sopro da velocidade.

- Verbo de pedra em profecia, sem
a pedra - substância, no não do sopro
que ilumina a terra no interior da terra.

António Ramos Rosa (1924-2013)

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

História da matemática

Domenico Fetti – Archimedes
1- Da Pré-História ao Egito
Na Pré-História, artefatos africanos de mais de 20 mil anos já indicam as primeiras tentativas de quantificar a vida cotidiana. Acredita-se que os antigos egípcios já usavam cálculos complexos de álgebra e geometria três mil anos antes de Cristo. Mas os símbolos matemáticos como os conhecemos só começaram a ser inventados por volta do século XVI, de modo que antes, as equações eram escritas por extenso, o que consumia um bocado de tempo.
2- Da Suméria à Babilônia
Na Mesopotâmia, a partir de 2.500 a.C., os sumérios escreveram tábuas de multiplicação em tabletes de argila e também resolveram neles exercícios de geometria e problemas de divisão. Na Babilônia, a matemática era usada com base sexagecimal (referente ao número 60). É daí que vem a divisão de uma hora em 60 minutos e de um minuto em 60 segundos - como o número tem muitos divisores, ele facilitava os cálculos de então.
3- Da Grécia à Pérsia
Devemos à matemática da Grécia o teorema de Pitágoras (num triângulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos), do século VI a. C.. Igualmente famoso foi Tales de Mileto, que usou a geometria para calcular a altura de pirâmides e a distância de navios da costa. Já na Pérsia, no século IX, o matemático Muhammad ibn Musa al-Khwarizmi fez grandes progressos em álgebra e aritmética. De seu nome derivam as palavras ?algarismo? e ?algoritmo?.

Fonte:
Jornal "O Globo": ( História da matemática )

Família Pré Histórica

Viktor M. Vasnetsov – Pré-história
[...]
Ao se tornar dependente da carne, o Homo erectus se transformou num parasita das manadas desse jogo - e, portanto, precisava segui-las ou explorar novos territórios onde procurá-las - e era mais provável se estabelecer e se multiplicar em alguns locais do que em outros. Assim, foram estabelecidas as bases de moradia.
[...]
A família que vivia na base de moradia também se desenvolvia. A existência desta base já tornou mais provável que a futura família humana fosse muito diferente das famílias animais. Isto ficou mais evidente quando os antecessores do Homo sapiens se tornaram maiores. Por exemplo, cabeças maiores, necessárias para acomodar cérebros maiores, significavam que as crianças seriam maiores antes do nascimento e isto se refletia em mudanças na pelve feminina que permitiram o nascimento de bebês com crânios maiores e também foi necessário um período mais longo de crescimento depois do nascimento para que as crianças amadurecessem. Nenhuma mudança fisiológica na fêmea podia fornecer aos fetos acomodação que os protegesse até a maturidade física. Em consequência, as crianças humanas - diferentes da maioria dos mamíferos, cujos filhotes amadurecem em meses - necessitam de cuidados maternos até bem depois do nascimento. Uma infância prolongada, dependência e apoio às crianças pela família e pela sociedade durante a imaturidade significava que as famílias humanas se desenvolveram de forma muito diferente das famílias dos outros animais. Em parte isto era resultado de uma seleção genética: grandes ninhadas deixaram de ser a maneira pela qual se assegurava a sobrevivência das espécies. Em vez disso, as sociedades humanas aprenderam a dar atenção maior e mais demorada à proteção, à alimentação e ao treinamento dos seus jovens [...]. Apareceram diferenças mais agudas entre os padrões de vida de machos e fêmeas. As mães hominídeas eram muito mais tolhidas do que as mães de outros primatas e os pais passaram a se envolver mais na provisão de comida por meio da caça, o que demandava uma atividade árdua e prolongada da qual as fêmeas não podiam participar facilmente.
John Morris Roberts
em "O Livro de Ouro da História do Mundo".

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Religião na Colônia

Jean-Baptiste Debret
Segundo testemunho do viajante norte-americano Thomas Ewbank, a cruz era considerada um dos símbolos religiosos mais poderosos entre a população da Corte. Esta aquarela representa um grupo de tropeiros que transitava entre o Rio de Janeiro e a região de Minas Gerais. Observe que os três homens colocados no primeiro plano possuem crucifixos em torno do pescoço, certamente visando à proteção contra os perigos mais comuns durante a viagens: ataques de salteadores e de quilombolas, acidentes, picadas de cobra e doenças.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O Meu Amor

Photography - Ruth Bernhard
O meu amor
Tem um jeito manso que é só seu
E que me deixa louca
Quando me beija a boca
A minha pele toda fica arrepiada
E me beija com calma e fundo
Até minh'alma se sentir beijada, ai

O meu amor
Tem um jeito manso que é só seu
Que rouba os meus sentidos
Viola os meus ouvidos
Com tantos segredos lindos e indecentes
Depois brinca comigo
Ri do meu umbigo
E me crava os dentes, ai

Eu sou sua menina, viu?
E ele é o meu rapaz
Meu corpo é testemunha
Do bem que ele me faz

O meu amor
Tem um jeito manso que é só seu
Que me deixa maluca
Quando me roça a nuca
E quase me machuca com a barba malfeita
E de pousar as coxas entre as minhas coxas
Quando ele se deita
O meu amor
Tem um jeito manso que é só seu
De me fazer rodeios
De me beijar os seios
Me beijar o ventre
E me deixar em brasa
Desfruta do meu corpo
Como se o meu corpo fosse a sua casa, ai

Eu sou sua menina, viu?
E ele é o meu rapaz
Meu corpo é testemunha
Do bem que ele me faz.

Chico Buarque de Holanda

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Check-in

Sir Edward Burne-Jones
Não me importa entrar pela porta arabescada
Do desespero
Descer
Inferno
Destempero
Desequilíbrio
Certas cordas sem rede de proteção
Fogo
Carvão
Súcubos
Exus
Sereias amaldiçoadas, super-heróis do avesso
Nada disso me assusta
Se tiver certeza de que na saída
Eu estarei do lado de fora esperando por mim.

Greta Benitez

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Newton soube como circula a seiva nas plantas 200 anos antes dos botânicos

Há células que se tornam clássicos nas aulas de microscopia como as células-guarda, nas plantas. Em forma de rim, estas células existem aos pares, formando estomas na superfície das folhas e permitindo às plantas respirar. É pelo buraco do estoma que as plantas libertam o vapor de água e criam a tensão suficiente para obrigar a água a entrar pelas raízes. Deste modo, a planta consegue transportar a água e sais minerais — a seiva — por toda a árvore.
Mas no início da década de 1660 é difícil acreditar que o famoso cientista britânico Isaac Newton tivesse alguma vez visto um estoma. O microscópio era ainda recente e o termo “célula” só foi aplicado pela primeira vez em 1665, pelo inglês Robert Hooke, aos pequenos espaços ocos observados ao microscópio na cortiça. A primeira descrição do estoma é só de 1675. No entanto, Newton avançou com uma hipótese para explicar a circulação da seiva nas plantas. A proposta vem escrita em menos de meia página num caderno do físico, que ele arranjou algures entre 1661 e 1665, quando frequentou como estudante o Trinity College na Universidade de Cambridge.
O manuscrito está disponível no site da universidade desde 2011, quando foram aí colocadas cópias digitalizadas dos materiais de Newton, incluindo o caderno que, mais tarde, se descobriu ter a proposta sobre a seiva. Agora, o biólogo inglês David Beerling, da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, analisou este pequeno texto intitulado Vegetais e comparou-o com a teoria moderna sobre a circulação de seiva nas plantas, proposta em 1895 pelos botânicos. Para David Beerling, o físico previu como ocorria a ascensão da água nas plantas, num artigo que publicou ontem na revista Nature Plants.
“Na mente da maioria das pessoas, a ligação entre Newton e as plantas começa e acaba com o famoso incidente da queda da maçã e a descoberta da gravidade. Mas as notas que estão escondidas num dos cadernos de licenciatura de Newton sugerem outra perspectiva”, escreve.
O físico inglês ficou para sempre conhecido pela sua obra-prima Principia, de 1687, na qual enunciava as três leis do movimento. Escrito mais de duas décadas antes, o seu caderno de estudante é um acervo de textos sobre o mundo natural, mostrando uma curiosidade que disparava para todos os lados. O texto sobre a circulação de seiva está ao lado de textos como Atração eléctrica & filtração ou Dos meteoros, numa secção denominada Certas questões filosóficas.
Escreveu Newton: “Suponha-se que ‘b’ [esteja] no poro de um vegetal cheio de fluido e matéria e que um glóbulo ‘c’ atinge e afasta a partícula ‘b’, então o resto da matéria nos poros ascende do ponto ‘a’ para o ponto ‘b’.”
David Beerling descodifica a explicação. O “glóbulo ‘c’” é a luz, que naquele século era considerada como uma substância em vez de energia. Para Beerling, a descrição de Newton em que o “glóbulo ‘c’ atinge e afasta a partícula ‘b’” não é mais do que a explicação da transpiração em que a água é libertada pelos poros devido ao calor do Sol. E quando o físico refere que a “matéria nos poros ascende do ponto ‘a’ para o ponto ‘b’”, está a explicar que a perda de água a nível das folhas obriga a seiva a subir do caule para as folhas.
“Esta interpretação coincide com a maneira de pensar da época em que se defendia que ‘os vapores e as exalações’ ascendiam das entranhas da Terra e depois caiam na forma de chuva”, diz David Beerling. “No entanto, esta forma de pensar encaixa perfeitamente no contexto do funcionamento das plantas”, defende ainda o biólogo, acrescentando que os “poros” a que Newton se referia não eram os estomas, mas deviam ser os vasos que conduzem a seiva nos caules das plantas. A teoria da tensão-coesão que explica este fenómeno só surge pela primeira vez em 1895, passados mais de 200 anos.
No caderno de Newton não há mais nenhuma entrada sobre vegetais. David Beerling contou ao PÚBLICO que encontrou este texto, por acaso, “há um ano” e “infelizmente” não sabe o que levou o físico a refletir sobre a questão. Escreve o biólogo que a capacidade “de previsão” das origens deste fenómeno não o surpreende vindo daquele gênio: “É bom pensar que até Newton não era imune ao charme e aos desafios que o reino das plantas oferece às mentes criativas.”
O manuscrito de Newton sobre certas questões filosóficas inclui uma reflexão sobre a circulação da seiva nas plantas, escrito em 1660. Só em 1895 é que os botânicos propuseram a teoria que hoje é aceita.

Fonte:
Jornal Público ( Isaac Newton )

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Conjuração Baiana

Enforcamento de líderes da Conjuração Baiana, no Largo da Piedade, em Salvador, 1799. Ilustração de Trípoli Gaudenzi Filho publicada na cartilha A Revolta dos Búzios, em 2011. Uso amparado pela Lei 9610/98, Secretaria de Cultura da Bahia.

A Conjuração Baiana foi um movimento popular ocorrido na Bahia em 1798. Tinha como objetivos:
  • libertar o Brasil do governo de Portugal,
  • abolir a escravatura e
  • atender às reivindicações das camadas pobres da população.
    É também conhecida como Conspiração dos Búzios ou Revolta dos Alfaiates, por ter como principais líderes os alfaiates João de Deus e Manuel Faustino dos Santos Lira.
    A conjuração foi composta, em sua maioria, por escravos, negros livres, brancos pobres e mestiços, que exerciam as mais diferentes profissões, como alfaiates, sapateiros, pedreiros, soldados, entre outras.
    Influenciada pelo movimento revolucionário do Haiti e pela Revolução Francesa, a Conjuração Baiana foi fortemente reprimida. Seus membros foram presos e, em 1799, os líderes do movimento foram condenados à morte ou ao degredo.
    Além da liderança exercida pelos alfaiates, João de Deus e Manuel Faustino dos Santos Lira, o movimento também era liderado pelos soldados Luís Gonzaga das Virgens e Lucas Dantas.
    A Maçonaria também exerceu uma forte influência sobre a conjuração. Os ideais políticos da "Revolução Francesa" chegavam ao Brasil por intermédio do grupo.
    A primeira loja maçônica, Cavaleiros da Luz, criada na Bahia, contava com a participação de diversos intelectuais. Como José da Silva Lisboa, futuro visconde de Cairu; o cirurgião Cipriano Barata; o farmacêutico João Ladislau de Figueiredo; o padre Francisco Gomes; o "médico dos pobres" Cipriano Barata; o professor de latim Francisco Barreto e o tenente Hermógenes Pantoja, que se reuniam para ler Voltaire, traduzir Rousseau e organizar a conspiração.
    Repercutia na Bahia também o movimento chefiado pelo bravo negro Toussaint Louverture, no Haiti, contra os colonizadores franceses - o primeiro grande levante de escravos bem sucedidos na história.
    Outra causa que levou à revolta foi o fato da população da cidade de Salvador estar em situação de penúria, depois que a capital do Brasil colônia foi transferida para o Rio de Janeiro (1763). Afirmou-se a necessidade de fundar no Brasil uma "República Democrática". Uma sociedade justa, onde não houvesse diferenças sociais e onde todos fossem iguais.
    No dia 12 de agosto de 1798, a cidade de Salvador amanheceu coberta de papéis manuscritos pregados aos muros. Os panfletos chamavam a população à luta e proclamavam ideias de liberdade, igualdade, fraternidade e República.
    Um dos principais dizeres era:
    “Animai-vos povo baiense que está para chegar o tempo feliz da nossa Liberdade: o tempo em que todos seremos irmãos, o tempo em que todos seremos iguais”.
    A distribuição dos panfletos com palavras de ordem levou as autoridades a agir prontamente e reprimir a manifestação. Alguns membros foram presos e forçados a delatar o restante do movimento.
    O governador da Bahia, D. Fernando José de Portugal e Castro, soube através de uma denúncia feita por Carlos Baltasar da Silveira, que os conspiradores iriam se reunir no Campo de Dique, no dia 25 de agosto. A ação do governo foi rápida, o coronel Teotônio de Souza foi encarregado de surpreendê-los em flagrante. Com a aproximação das tropas do governo, alguns conseguiram fugir.
    Reprimida a rebelião, as prisões sucederam-se e o movimento foi desarticulado. Foram presos 49 pessoas, três eram mulheres, nove eram escravos, a grande maioria eram alfaiates, barbeiros, soldados, bordadores e pequenos comerciantes.
    Os principais envolvidos foram levados a julgamento e condenados à morte. No dia 8 de novembro de 1799, um ano e dois meses depois, foram conduzidos à morte por enforcamento e depois esquartejados: Luís Gonzaga das Virgens, Lucas Dantas, João de Deus e Manuel Faustino dos Santos Lira.
    Os intelectuais e membros da maçonaria que participaram da conjuração receberam penas mais brandas ou foram absolvidos.
    Os corpos esquartejados foram expostos em diversos locais da cidade de Salvador para servir de exemplo a possíveis subversivos.
    Apesar de seu terrível desfecho, a Conjuração Baiana influenciou outros movimentos por todo o país. Dentre eles, a declaração da independência (1822) e a abolição da escravatura (1888).