quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

História da matemática

Domenico Fetti – Archimedes
1- Da Pré-História ao Egito
Na Pré-História, artefatos africanos de mais de 20 mil anos já indicam as primeiras tentativas de quantificar a vida cotidiana. Acredita-se que os antigos egípcios já usavam cálculos complexos de álgebra e geometria três mil anos antes de Cristo. Mas os símbolos matemáticos como os conhecemos só começaram a ser inventados por volta do século XVI, de modo que antes, as equações eram escritas por extenso, o que consumia um bocado de tempo.
2- Da Suméria à Babilônia
Na Mesopotâmia, a partir de 2.500 a.C., os sumérios escreveram tábuas de multiplicação em tabletes de argila e também resolveram neles exercícios de geometria e problemas de divisão. Na Babilônia, a matemática era usada com base sexagecimal (referente ao número 60). É daí que vem a divisão de uma hora em 60 minutos e de um minuto em 60 segundos - como o número tem muitos divisores, ele facilitava os cálculos de então.
3- Da Grécia à Pérsia
Devemos à matemática da Grécia o teorema de Pitágoras (num triângulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos), do século VI a. C.. Igualmente famoso foi Tales de Mileto, que usou a geometria para calcular a altura de pirâmides e a distância de navios da costa. Já na Pérsia, no século IX, o matemático Muhammad ibn Musa al-Khwarizmi fez grandes progressos em álgebra e aritmética. De seu nome derivam as palavras ?algarismo? e ?algoritmo?.

Fonte:
Jornal "O Globo": ( História da matemática )

Nenhum comentário: