quarta-feira, 12 de junho de 2013

Arte

Jean-Léon Gérôme - Oração na Mesquita
A partir do ano de 1853 Gérôme fez visitas regulares à Turquia, ao Egito e à Ásia Menor. Por isso ficou famosos por suas pinturas referentes ao Oriente Próximo e Médio.
Ao longo de sua carreira o artista interessou especialmente pelos aspectos pessoais ou não explicitamente políticos. Seus temas vão da religiosidade muçulmana até a sensualidade exótica das casas de banho, bem como ao mundo cruel dos leilões de escravos.
Embora seja pouco provável que o pintor tenha presenciado a cena típica da reza na mesquita, a cena é retratada com tanto cuidado e riqueza de detalhes que o expectador fica com a sensação de autenticidade. A Mesquita apresentada na pintura é a mesquita de Amir, no Cairo. É possível que o quadro tenha sido inspirado em registros fotográficos.
O ritmo criado pelas colunas, que parecem se repetir até o infinito, precipita o olhar na direção da parede vazia ao fundo. Já a verticalidade dos pilares é visualmente ecoada pelo alinhamento dos fiéis.
Detalhes de Oração na Mesquita:
1. O interior da mesquita:
O pintor apresenta a mesquita de forma mais fiel possível. O mihrab, nicho de oração situado na parede esquerda, indica a direção da Meca, para a qual todos os fiéis devem estar voltados durante suas orações. Diferentes luminárias pendem do teto e o espaço é definido por uma perspectiva diferenciada.
2. O asceta:
Destaca-se entre os fiéis a figura de um asceta muçulmano. Ao contrário da maioria dos fiéis, ele tem os pés sobre o chão de cerâmica e não sobre um tapete. Isolado e vestindo apenas uma espécie de tanga, o homem tem um aspecto vulnerável.
3. O homem rico:
Para contrastar com a simplicidade do asceta, um homem rico, vestido de vermelho e dourado, aparece em primeiro plano. É uma figura notável e que exibe seu status social elevado por meio dos dois acompanhantes que traz consigo. Em vez de orar sobre um tapete comunal, como o resto dos fiéis, o homem tem um tapete de orações individual.
4. Os pombos no chão:
A atmosfera solenemente religiosa da Mesquita é perturbada pela presença dos pombos vindos do pátio, visível na extremidade direita do quadro. Os fiéis, concentrados em suas orações, ignoram a presença dos pombos e o barulho provocado por eles.
Ficha Técnica - Oração na Mesquita:
Autor: Jean-Léon Gérôme (1824-1904)
Onde ver: Metropolitan Museum of Art, Nova York, EUA
Ano: 1871
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 89cm x 75cm
Movimento: Orientalismo

Nenhum comentário: