sábado, 8 de junho de 2013

Arte

Jacques-Louis David
A Obra de arte acima é do período neoclassicista e retrata A Coroação de Napoleão e Josefina, em 1804, na Catedral de Notre-Dame.

Ficha Técnica - A Coroação de Napoleão:
Autor: Jacques-Louis David
Onde ver: Museu do Louvre, Paris, França
Ano: 1805 a 1807
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 979 cm x 629 cm
Movimento: Neoclassicismo.

Jacques-Louis David (Paris, 30 de agosto de 1748 - Bruxelas, 29 de dezembro de 1825) foi um pintor francês, o mais característico representante do neoclassicismo. Controlou durante anos a atividade artística francesa, sendo o pintor oficial da Corte Francesa e de Napoleão Bonaparte.
Jacques-Louis David nasceu de uma próspera família parisiense. Quando tinha nove anos seu pai foi morto em duelo, e sua mãe o entregou aos cuidados de seus tios abastados, que providenciaram para que ele tivesse uma educação primorosa, mas ele jamais foi um bom aluno - sofria de um tumor na face que afetava sua fala, e passava o tempo a desenhar. Desejava ser pintor, contrariando os planos de sua mãe e tios, que o queriam um arquiteto.
Vencendo a oposição, buscou tornar-se aluno de François Boucher. Mas Boucher, em vez de aceitá-lo como discípulo, o enviou para aprender com Joseph-Marie Vien, um artista que já trabalhava numa linha classicista, e o jovem ingressou então na Academia Real.
Tentou o Prêmio de Roma por quatro vezes, sendo em todas preterido. Depois do quarto fracasso iniciou uma greve de fome, mas não a levou ao cabo. Finalmente em 1774 teve sucesso, dirigindo-se a Roma para ingressar na Academia de Roma. Lá executou inúmeros desenhos e esboços das ruínas da cidade histórica, material que o proveu de inspiração para as arquiteturas de suas telas ao longo de toda a vida e decidiu adotar em seus trabalhos um estilo de acordo com os conceitos do classicismo.
Principais trabalhos:
O Juramento dos Horácios (1784)
A Morte de Sócrates (1787)
A Morte de Marat (1793)
Napoleão cruzando os Alpes (1800)
As Sabinas(1799).
Andrômeda lamentando Heitor, 1783.
Páris e Helena, 1788
Madame Récamier, 1800
A coroação de Napoleão, 1805-1807
Cupido e Psiquê, 1817.

Nenhum comentário: