sexta-feira, 14 de junho de 2013

Uma descoberta revolucionária: O Sutiã Medieval

Até bem pouco tempo atrás, acreditava-se que o sutiã fora inventado há cem anos e patenteado nos Estados Unidos pela jovem novaiorquina Mary Phelps Jacob. No entanto, uma descoberta do Departamento de Arqueologia da Universidade de Innsbruck na Áustria, nos porões de um castelo da região austríaca de Lengberg, promete reescrever a história da moda. O sutiã já era usado há pelo menos 600 anos.
Durante as escavações, os arqueólogos austríacos encontraram um cofre contento fragmentos de tecidos e roupas. No meio desses achados, foram surpreendidos por quatro sutiãs do século XV. A descoberta é de 2008, mas só recentemente foi divulgado. “Até hoje, não havia nada para indicar a existência de sutiãs com bojos claramente visíveis antes do século 19”, escreve Beatrix Nutz, arqueóloga austríaca. Ela observa que é difícil encontrar fontes medievais escritas confirmando a existência de sutiãs com bojo. Algumas fontes meramente se referem a “sacolas para seios” ou “camisas com sacolas”, escreve ela, enquanto outras mencionam faixas para o peito “para apertar seios de tamanho excessivo”. “Nem mesmo nós acreditamos inicialmente”, contou ela ao “Spiegel Online”. “Achávamos impossível que algo assim pudesse já ter sido usado na idade Média”.
Antes, pensava-se que os sutiãs de bojo só começaram a ser usados cerca de 100 anos atrás, e que as mulheres na Idade Média usavam roupas íntimas feitas de linho.
Contudo, diz ela, a datação por radiocarbono em amostras das fibras confirmou que as peças de roupa foram usadas entre 1440 e 1485.

Fonte:
O Sutiã Medieval: ( Rama na Vimana )

Nenhum comentário: