segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Conjuração Baiana

Enforcamento de líderes da Conjuração Baiana, no Largo da Piedade, em Salvador, 1799. Ilustração de Trípoli Gaudenzi Filho publicada na cartilha A Revolta dos Búzios, em 2011. Uso amparado pela Lei 9610/98, Secretaria de Cultura da Bahia.

A Conjuração Baiana foi um movimento popular ocorrido na Bahia em 1798. Tinha como objetivos:
  • libertar o Brasil do governo de Portugal,
  • abolir a escravatura e
  • atender às reivindicações das camadas pobres da população.
    É também conhecida como Conspiração dos Búzios ou Revolta dos Alfaiates, por ter como principais líderes os alfaiates João de Deus e Manuel Faustino dos Santos Lira.
    A conjuração foi composta, em sua maioria, por escravos, negros livres, brancos pobres e mestiços, que exerciam as mais diferentes profissões, como alfaiates, sapateiros, pedreiros, soldados, entre outras.
    Influenciada pelo movimento revolucionário do Haiti e pela Revolução Francesa, a Conjuração Baiana foi fortemente reprimida. Seus membros foram presos e, em 1799, os líderes do movimento foram condenados à morte ou ao degredo.
    Além da liderança exercida pelos alfaiates, João de Deus e Manuel Faustino dos Santos Lira, o movimento também era liderado pelos soldados Luís Gonzaga das Virgens e Lucas Dantas.
    A Maçonaria também exerceu uma forte influência sobre a conjuração. Os ideais políticos da "Revolução Francesa" chegavam ao Brasil por intermédio do grupo.
    A primeira loja maçônica, Cavaleiros da Luz, criada na Bahia, contava com a participação de diversos intelectuais. Como José da Silva Lisboa, futuro visconde de Cairu; o cirurgião Cipriano Barata; o farmacêutico João Ladislau de Figueiredo; o padre Francisco Gomes; o "médico dos pobres" Cipriano Barata; o professor de latim Francisco Barreto e o tenente Hermógenes Pantoja, que se reuniam para ler Voltaire, traduzir Rousseau e organizar a conspiração.
    Repercutia na Bahia também o movimento chefiado pelo bravo negro Toussaint Louverture, no Haiti, contra os colonizadores franceses - o primeiro grande levante de escravos bem sucedidos na história.
    Outra causa que levou à revolta foi o fato da população da cidade de Salvador estar em situação de penúria, depois que a capital do Brasil colônia foi transferida para o Rio de Janeiro (1763). Afirmou-se a necessidade de fundar no Brasil uma "República Democrática". Uma sociedade justa, onde não houvesse diferenças sociais e onde todos fossem iguais.
    No dia 12 de agosto de 1798, a cidade de Salvador amanheceu coberta de papéis manuscritos pregados aos muros. Os panfletos chamavam a população à luta e proclamavam ideias de liberdade, igualdade, fraternidade e República.
    Um dos principais dizeres era:
    “Animai-vos povo baiense que está para chegar o tempo feliz da nossa Liberdade: o tempo em que todos seremos irmãos, o tempo em que todos seremos iguais”.
    A distribuição dos panfletos com palavras de ordem levou as autoridades a agir prontamente e reprimir a manifestação. Alguns membros foram presos e forçados a delatar o restante do movimento.
    O governador da Bahia, D. Fernando José de Portugal e Castro, soube através de uma denúncia feita por Carlos Baltasar da Silveira, que os conspiradores iriam se reunir no Campo de Dique, no dia 25 de agosto. A ação do governo foi rápida, o coronel Teotônio de Souza foi encarregado de surpreendê-los em flagrante. Com a aproximação das tropas do governo, alguns conseguiram fugir.
    Reprimida a rebelião, as prisões sucederam-se e o movimento foi desarticulado. Foram presos 49 pessoas, três eram mulheres, nove eram escravos, a grande maioria eram alfaiates, barbeiros, soldados, bordadores e pequenos comerciantes.
    Os principais envolvidos foram levados a julgamento e condenados à morte. No dia 8 de novembro de 1799, um ano e dois meses depois, foram conduzidos à morte por enforcamento e depois esquartejados: Luís Gonzaga das Virgens, Lucas Dantas, João de Deus e Manuel Faustino dos Santos Lira.
    Os intelectuais e membros da maçonaria que participaram da conjuração receberam penas mais brandas ou foram absolvidos.
    Os corpos esquartejados foram expostos em diversos locais da cidade de Salvador para servir de exemplo a possíveis subversivos.
    Apesar de seu terrível desfecho, a Conjuração Baiana influenciou outros movimentos por todo o país. Dentre eles, a declaração da independência (1822) e a abolição da escravatura (1888).

    Nenhum comentário: