segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Dia Mundial do Diabetes

14/11
“Imaginar é o princípio da criação.
Nós imaginamos o que desejamos,
queremos o que imaginamos e,
finalmente, criamos aquilo que queremos”.

George Bernard Shaw (1856-1950)
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo.
Quando e Por Quê?
Celebrado em 14 de novembro, e visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes, a data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.
Essa campanha global de conscientização, que a cada ano aborda um tema diferente, é compartilhada por cerca de 190 associações de diabetes de mais de 150 países. É uma iniciativa que reúne líderes de opinião, profissionais da saúde, pessoas com diabetes e o público em geral. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) destaca-se entre as entidades, mobilizando-se de forma muito ativa nos últimos anos.
Bomba de Insulina
Furar o dedo com frequência para medir o nível de glicose no sangue e tomar picadas de insulina várias vezes ao dia, para muitos, é um tanto incômodo. Mas existe uma nova opção de tratamento, mais prático. A inovadora técnica de administração de insulina computadorizada, combinada com um medidor de glicose contínuo, promete mudar o perfil dos diabéticos – tipo 1 ou 2 – e proporcionar a eles melhor qualidade de vida.
Por meio de uma cânula subcutânea, fina e flexível, o paciente tem sua glicose controla 24 horas por dia, em tempo real, e recebe automaticamente a quantidade exata que precisa de insulina.
Chamado Paradigm Real Time (da Medtronic), a nova tecnologia para tratar a diabetes, engloba um aparelho que lembra os antigos pagers: pequeno, pesa cerca de 100 gramas e pode ser adaptado à cintura do paciente. Desenvolvido para oferecer um tratamento personalizado, a bomba de insulina é programada de acordo com o perfil do paciente.
Visite o site da Sociedade Brasileira de Diabetes (Aqui)

Nenhum comentário: