sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Dia de São Lucas

Guercino - São Lucas
Hoje é Dia de São Lucas. Evangelista cristão de formação grega nascido em Antióquia (atual Síria) é, segundo, a tradição, o autor do Evangelho de São Lucas e dos Atos dos Apóstolos - o terceiro e quinto livros do Novo Testamento. É o santo padroeiro dos pintores, médicos e curandeiros.
Chamado por Paulo de “O Médico Amado” (Colossenses 4:14), pode ter sido um dos cristãos do primeiro século que conviveu pessoalmente com os doze apóstolos.
Seus textos são os de maior expressão literária do Novo Testamento. Por seu estilo literário, acredita-se que pertencia a uma família culta e abastada e, de acordo com a tradição, exercia a profissão de médico e tinha talento para a pintura.
Converteu-se ao cristianismo e tornou-se discípulo e amigo de Paulo de Tarso, porém segundo seu próprio relato, não chegou a conhecer pessoalmente Jesus Cristo, pois ainda era muito criança quando o Messias foi crucificado.
Acompanhou Paulo em duas viagens missionárias. Também esteve presente na prisão de Paulo em Cesaréia e o acompanhou até Roma. Com a execução do apóstolo e seu mestre (67), deixou Roma e, de acordo com a tradição cristã, enquanto escrevia seu Evangelho, teria pregado em Acaia, na Beócia e também na Bitínia, onde teria morrido (70).
O exame do vocabulário de seu Evangelho levou a crítica moderna a confirmar a antiga tradição de que era um médico e excelente escritor, preocupado em manter-se fiel aos fatos históricos e, politicamente, com as injustiças sociais.
Taylor Caldwell, uma escritora inglesa, escreveu um livro chamado "Médico de Homens e de Almas". Para escrever este livro a autora pesquisou durante 46 anos e virou best seller. Eu li este livro e amei.

Nenhum comentário: