segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Mulheres na História

Alma Mahler em 1902
Poucas mulheres na história foram uma fonte de inspiração tão notável e influenciaram tantos homens ligados às artes como a compositora, pintora e musa austríaca Alma Mahler. Alma Maria Schindler nasceu em Viena, a 31 de Agosto de 1879 e faleceu em Nova Iorque a 11 de Dezembro de 1964. Foi uma famosa ‘femme fatale’ e musa de muitos génios da sua época. Casou-se com o compositor Gustav Mahler, posteriormente com o arquiteto Walter Gropius e o seu derradeiro casamento foi com o poeta Franz Werfel. Também teve fervorosos casos de amor com os pintores Oskar Kokoschka e Gustav Klimt entre outros.
Alma viveu desde a infância num ambiente privilegiado, o seu pai, Emil Jakob Schindler, recebia em casa os mais destacados elementos da sociedade vienense e também os artistas mais conhecidos.
A vida sentimental de Alma, passou pelo relacionamento com importantes artistas, fundamentalmente músicos e pintores, tais como Gustav Klimt, o produtor teatral Max Burchkard e o seu professor de piano e compositor Alexander von Zemlinsky, entre muitos outros, até que, em 1902 contraiu matrimonio com o compositor Gustav Mahler, 20 anos mais velho.
A relação entre Mahler e Alma foi pautada por sentimentos contraditórios, Gustav Mahler amava a sua esposa mas exigiu-lhe que abandonasse as suas aspirações artísticas, Alma destacava-se como pianista e também era compositora. O casal teve duas filhas e após a morte da primeira, Alma conheceu o arquiteto Walter Gropius, com quem teve um caso. Gustav Mahler teve conhecimento da relação entre Alma e Walter Gropius e morreu um ano depois em 1911.
Após um breve caso com Paul Kammerer, em 1912, Alma começou um relacionamento com Oskar Kokoschka, sendo a sua fonte de inspiração na obra Der Windsbraut (A Noiva do Vento). Oskar mandou fazer uma boneca em tamanho real, que reproduzia fielmente Alma. Depois de terminado o relacionamento Oskar ia ao teatro fazendo-se acompanhar da boneca.
Em 1915, Alma casou-se com Walter Gropius. Tiveram uma filha (Manon) que faleceu na infância e acabaram por divorciar-se em 1920.
Posteriormente Alma inicia um romance com o escritor Franz Werfel, da relação nasceu uma criança que faleceu com 10 meses. Alma casou-se com Werfel e quando a Áustria caiu nas mãos do exército alemão, os Werfels deixaram Viena (Werfel era judeu) e foram para França. Em 1940 o casal fugiu através dos Pirenéus e chegou a Portugal partindo posteriormente para os Estados Unidos. Alma faleceu a 11 de Dezembro de 1964 em Manhattan.

Fonte:
Estórias da História : ( Alma Mahler )

Nenhum comentário: