terça-feira, 30 de abril de 2013

Licopeno

Licopeno: saiba onde encontrar o superinimigo do câncer
Licopeno é um carotenóide que dá a coloração vermelha a alguns alimentos. Ultimamente, o licopeno tem sido celebrado por ser uma arma importante na prevenção ao câncer, doenças degenerativas e cardíacas.
Veja quais são os alimentos mais ricos nesta substância.
Tomate

A fruta que causou polêmica nas redes sociais pelos altos preços no Brasil é rica em licopeno. Mas não é só consumindo o tomate in natura que se pode ingerir o nutriente, ao ser processado por meio de molhos e sopas o tomate não perde seu índice de licopeno. Uma xícara de molho de tomate em lata contém 34 mg da substância.
Melancia

Melancia obtém sua cor vermelha por meio do licopeno, uma fatia tem cerca de 13 mg do antioxidante. Melancia também é uma ótima opção, pois é uma das frutas menos infectadas pelo uso de pesticidas.
Laranja

Este fruta rica em vitamina C tem a sua cor-de-rosa avermelhada devida ao licopeno. Metade de uma toranja tem 17 mg desse carotenóide.
Aspargos

Deixando o reino das frutas de cor vermelha, o teor de licopeno cai por ordens de magnitude. Ainda assim, uma xícara de aspargos tem 43 mg de licopeno. Aspargos também costumam ser pouco afetados pelos pesticidas e, portanto, uma opção saudável.
Frango

Uma xícara de frango tem 17 mg de licopeno. Um verdadeiro superalimento, a ave também é uma fonte de vitamina B12, o que é essencial para a integridade do sistema nervoso adequada.
Repolho Roxo

Uma xícara de repolho roxo cru tem 14 mg de licopeno. Que tal uma salada de tomate com repolho para blindar o organismo contra os tumores malignos?
Salsa

Um dos temperos mais usados na nossa culinária é também rico em, adivinhem, licopeno! Cada colher de sopa equivale a 5 mg do carotenoide.
Cenoura

Um copo de suco de cenoura tem 5 mg de licopeno. As cenouras são também uma fonte de vitamina A e beta-caroteno, o que a torna um verdadeiro superalimento. Mas muito cuidado! Cenouras estão na lista de alimentos com mais resíduos de pesticidas.

Fonte:
The Daily News : ( Consumidor Moderno )

Nenhum comentário: