sábado, 25 de fevereiro de 2012

Sequestros de Aviões

Os principais sequestros de aviões por ordem cronológica:
  • 23 de julho de 1968 - Três palestinos armados desviaram para Argel, na Argélia, um Boeing-707, que voava de Tel Aviv para Roma.
  • 21 de fevereiro de 1968 - Voo 843 da Delta Airlines, que fazia a rota Chicago-Miami, foi desviado para Havana por um passageiro armado.
  • 06 de setembro de 1970 - Palestinos armados desviam um Boeing-707 da TWA, um Douglas DC-8 da Swissair e um VC-10 da Boac para um antigo campo de pouso britânico na Jordânia. Os 255 passageiros ficaram seis dias presos nas aeronaves. Após a libertação dos reféns, os aviões foram explodidos no solo.
  • 04 de julho de 1976 - Comandos de Israel resgatam 98 reféns israelenses e judeus em Entebbe, Uganda, depois que guerrilhas palestinas sequestraram um avião da Air France.
  • 24 de dezembro de 1994 - O voo Air France 8969, que saia de Argel com destino a Paris com 220 passageiros e 12 tripulantes, é sequestrado por quatro terroristas argelinos do Grupo Armado Islâmico.
  • 16 de agosto de 2000 - No Brasil, um Boeing da Vasp, com 61 passageiros e seis tripulantes a bordo, teve sua rota desviada ao decolar de Foz do Iguaçu com destino a Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília e São Luís. Cinco homens encapuzados obrigaram o comandante Sérgio Carmo dos Santos a pousar em Porecatu (norte do Paraná).
  • 11 de setembro de 2001 - Quase 3.000 pessoas morreram quando três aviões sequestrados pela rede terrorista da Al Qaeda foram jogados contra o World Trade Center, em Nova York, e contra o Pentágono, em Washington. Um quarto avião sequestrado caiu na zona rural da Pensilvânia.
  • 20 de fevereiro de 2002 - Um avião com cerca de 30 pessoas a bordo foi sequestrado na Colômbia e desviado para a zona rural do país. A aeronave fazia o trecho Neiva (capital do departamento de Huila)-Bogotá.
  • 01 de abril de 2003 - O avião cubano, que realizava um voo doméstico entre a ilha da Juventude e a capital cubana de Havana com 46 passageiros e tripulantes a bordo, foi sequestrado por um homem armado com duas granadas e que exigia ser levado para os Estados Unidos, ameaçando explodir o aparelho.
  • 03 de outubro de 2006 - Um avião de passageiros da companhia Turkish Airlines foi sequestrado no espaço aéreo grego, depois de decolar de Tirana, capital albanesa, com destino a Istambul. O piloto do Boeing 737-400, com 107 passageiros e seis tripulantes, conseguiu aterrissar em Brindisi, no sudeste da Itália, segundo autoridades gregas.
  • 12 de março de 2007 - A polícia do Sudão prendeu um sudanês que sequestrou um avião de passageiros com 201 passageiros e 11 tripulantes, que realizava um voo entre Trípoli, na Líbia, e Cartum. O sequestrado, identificado como Said Majluf, que portava uma faca, ordenou ao piloto que desviasse de sua rota e aterrissasse em Bangui, a capital da República Centro-Africana.
  • 18 de agosto de 2007 - Mais de cem passageiros conseguiram fugir de um avião no aeroporto de Anatólia, na Turquia, após uma tentativa de sequestro. O avião estava voando do norte do Chipre para Istambul, quando dois homens, que disseram ter uma bomba, tentaram desviá-lo para a capital do Irã, Teerã.
  • 26 de agosto de 2008 - Um Boeing-737 que transportava 87 passageiros e oito tripulantes de Niyala (no oeste do Sudão) para Cartum, foi sequestrado por três rebeldes armados com facas. Eles pretendiam sequestrar o governador da Província de Darfur, Ali Mahmoud, que supostamente viajaria nesse voo.

Nenhum comentário: