quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Dia do Trigo

Hoje é o Dia do Trigo! E motivos para comemorar não faltam! Ele foi o primeiro cereal que o homem aprendeu a cultivar, havendo várias lendas, em quase todas as religiões, sobre o seu aparecimento.
Primeiramente cultivado no Crescente Fértil do Oriente Médio. Globalmente, é a segunda maior cultura de cereais, a seguir ao milho; o terceiro é o arroz. O grão de trigo é um alimento básico usado para fazer farinha e, com esta, o pão, na alimentação dos animais domésticos e como um ingrediente na fabricação de cerveja. O trigo é plantado também estritamente como uma forragem para animais domésticos, como o feno.
No Brasil, acredita-se que ele veio com a chegada dos portugueses. E, desde então, se tornou indispensável na nossa culinária. Todos gostamos de pãozinho no café da manhã. E, hoje em dia, fazer pão ficou muito mais simples com a máquina de fazer pão e com várias receitas saborosas.
Comemore o Dia do Trigo fazendo o seu pão preferido! Sugestão:
Pão de batata doce:
1 envelope ou 1 colher (sopa) de fermento biológico seco
4 colheres (sopa) de água
1 ovo
1,5 colher (chá) de sal
2 xícaras de batata-doce cozida, espremida e fria
1 xícara de leite morno (240 ml)
150 g de farinha de trigo integral (se quiser, use apenas farinha branca)
Meio quilo, aproximadamente, de farinha de trigo branca
40 g de manteiga sem sal.

Misture o fermento com a água e deixe hidratar por uns 5 minutos. Coloque no liquidificador o ovo, o fermento, o sal, a batata doce e o leite. Bata até virar um creme grosso. Coloque esta mistura numa bacia e junte a farinha de trigo integral. Vá juntando farinha de trigo branca aos poucos, mexendo sempre com uma colher de pau. Quando ficar difícil de mexer, comece a sovar com as mãos, juntando mais farinha até conseguir uma massa lisa que não grude mais nas mãos. Junte a manteiga em pedacinhos e sove para homogeneizar a massa. Se precisar, acrescente mais farinha. Cubra com plástico e deixe a massa crescer até dobrar de volume. Se tiver máquina de pão, pode fazer esta primeira fase no modo massa (ciclo de 1h30m). Passe a massa para uma superfície enfarinhada e divida em três porções. Modele os pães e coloque em assadeira untada e enfarinhada, deixando espaço entre eles. Deixe crescer novamente. Se quiser, pincele leite, polvilhe farinha de trigo branca ou integral e faça cortes na superfície. Leve ao forno pré-aquecido à temperatura alta e deixe assar por 10 minutos. Abaixe a temperatura e deixe assar por mais 50 minutos hora ou até que fiquem dourados.

Um comentário:

Prof. Rita MacCord disse...

Muitom legal este blog...estopu te convidadando para ser um,a seguidora do meu, assim como sou do seu.
Sou Rita MacCord
meu blog:
maccord-rita-prof.blogspot.com