domingo, 29 de agosto de 2010

Corinthians - 100 Anos de Paixão

O Sport Club Corinthians Paulista é um clube desportivo brasileiro. Foi fundado como uma equipe de futebol no dia 1º de setembro de 1910 por um grupo de operários do bairro do Bom Retiro, na cidade de São Paulo. O nome foi inspirado no Corinthian FC de Londres, que excursionava pelo Brasil.
A ideia inicial era de fundar um novo time de futebol para jogar no futebol de várzea, já que o Liga Paulista era disputada apenas por equipes da elite. Graças a uma dissidência entre os clubes aristocráticos da Liga Paulista de Foot-Bal, o Corinthians disputou uma seletiva classificatória para o torneio dessa entidade. Assim, em 1913 o clube jogaria pela primeira vez o Campeonato Paulista. A origem humilde do Corinthians refletiu-se em alguns de seus apelidos, como clube dos operários, time do povo, ou timão. Foi o primeiro clube de São Paulo a abrir espaço para jogadores pobres. Foi também o segundo clube do futebol brasileiro (o primeiro foi o Bangu) e o primeiro do futebol paulista a aceitar atletas negros no time.
Agora, no centenário deste grande clube brasileiro, seu passado e presente cheios de glórias são homenageados em todo o Brasil.
O Corinthians está construindo em Itaquera (zona leste da cidade de São Paulo), um Estádio com capacidade para 55 mil pessoas em média e será o palco da abertura da Copa do Mundo de 2014.

Nenhum comentário: