sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O Presente - Cecelia Ahern

Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, tem sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte, e, quando está em casa, com a esposa e os filhos, sua mente está, invariavelmente, em outro lugar. Numa manhã de inverno, Lou encontra Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha. Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça de sapatos Loubotin com o rapaz de sapatos pretos... Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego. Mas logo o executivo arrepende-se de ajudar Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, Gabe lhe fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber... Quando começa a entender quem é realmente Gabe, e o que ele faz em sua vida, o executivo percebe que passará pela mais dura das provações. Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ela. No momento certo.
Lou é daquele tipo de homem sempre muito ocupado, que só pensa em trabalho, que vive em função de cumprir seu horário em reuniões e fechar grandes negócios.
As coisas pioram quando um cargo muito importante em sua empresa fica vago, e todos desejam ocupa-lo. Afinal, nada mais é, que o cargo do segundo maior manda chuva da empresa, o homem número 2 do lugar.
Assim, Lou que já é obcecado pelo trabalho, esquece todo e qualquer limite e se lança na tarefa de ser o escolhido para o cargo de ouro. Ele se empenha em ser sempre o primeiro a chegar e o último a sair da empresa, em ser o melhor e mais destacado em tudo. Todos os que estão a sua volta o admiram ou invejam.
Com todo esse empenho e dedicação desmedidos, Lou não só se afasta de sua família (Pai, mãe e irmãos), como também se torna ainda mais ausente e distante de sua esposa e filhos. Isso sem contar as diversas traições durante os longos expedientes de trabalho.
Mas a vida de Lou passa por um divisor de águas no momento em que ele conhece Gabe, e por milagre decide emprega-lo. Gabe era um morador de rua que vivia na calçada do lado de fora do prédio onde Lou trabalhava.
Porém, Gabe não parece ser um simples mendigo, e quando Lou se dá conta disso começa a se sentir incomodado e até ameaçado pela presença de Gabe.
Gabe fala e sabe coisas que não deveria, conhece assuntos que ninguém mais deveria conhecer, sabe detalhes que seria impossível a qualquer ser humano comum saber. E todos esses pequenos detalhes começam a incomodar e muito a Lou.
Ao longo das páginas vamos compreendendo a real missão de Gabe na vida de Lou, e compreendemos quem na verdade está ajudando quem.
Lou é o tipo de cara tão obcecado com o sucesso no trabalho que não enxerga as demais coisas bem debaixo do nariz dele. Não percebe o quanto magoa a todos que o amam, o quanto abandonou seus lindos filhos e sua esposa maravilhosa.
As diversas “dicas” que ele recebe ao longo da historia, os diversos “cutucões” e ele não acorda. Teve horas em que senti vontade de gritar com ele, e adorei muitos dos diversos choques de realidade que Gabe dava nele.
Com muito sacrifício e muito sofrimento causado, Lou começa a despertar e mudar de atitude, e começa a querer voltar a ser parte da família a qual pertence.
Mas será que vai ser assim tão fácil, será que ele já não desperdiçou todas as suas chances, será que ele ainda tem tempo pra voltar atrás e mudar? A vida de Lou está prestes a passar por um novo divisor de águas e esse será definitivo, será sua última chance de fazer tudo certo.
O Presente é realmente um lindo presente, nos passa uma mensagem muito importante.
É uma linda história, sobre um homem que esqueceu o que realmente nos é importante nessa vida, as coisas que são realmente valiosas, um homem que trocou tudo de mais lindo que tinha por ambição. E aprendeu da maneira mais difícil e dolorosa, que o tempo não para pra que consertemos os nossos erros.
É uma leitura mais do que recomendada. É aquele tipo de leitura que nos marca, inesquecível!

A Autora
Cecelia Ahern (Dublin, Irlanda, 30 de setembro de 1981) é uma escritora irlandesa. Cecelia, que vive em Dublin, alcançou grande sucesso com seus cinco romances já publicados, além de ter vários contos incluídos em antologia. Antes de engrenar na carreira de escritora, Cecelia Ahern se formou em Jornalismo e Comunicação. Aos 21 anos, escreveu seu primeiro romance, P.S. Eu te amo, que se tornou um best-seller internacional e foi adaptado para o cinema. Seus outros romances — A Vez da Minha Vida, Onde Terminam os Arco-íris, Aqui é o Melhor Lugar, Se Você Me Visse Agora e As Suas Lembranças São Minhas — foram todos best-sellers Cecelia foi uma das criadoras da série de TV Samantha Who?, que ganhou um Emmy. Seus livros foram publicados em 46 países. Foram vendidas mais de 20 milhões de cópias no mundo todo. A autora mora em Dublin (Irlanda) com sua família.

Nenhum comentário: