sábado, 20 de outubro de 2012

A Oscilação na Descrição

Benjamin West
Segundo o Petit Robert, descrever é "representar na sua totalidade por escrito ou oralmente". Também para o Littré, representar e pintar são os significados principais. Descrever e representar designam atos do pensamento. Mas descrever significa muitas outras coisas se nos referirmos a acepções mais antigas que subsistem na filosofia da descrição. Descrever e descrição têm que ver com o abstrato e o concreto, com o ativo e o passivo. Descrever significa representar, pintar, traçar, exibir e, no séc. XVIII, escrever, consignar, formular .
A descrição cola-se à coisa descrita, que é o seu conteúdo. A descrição é "o ornamento do discurso que consiste em pintar com as cores mais vivas" (Littré).
A forma acabada desta descrição criativa inspira-se na geometria . Descrever uma curva é construí-la, os astros descrevem os seus movimentos efetuando-os.
A descrição é, por conseguinte, cópia e construção, representação indeterminada e apresentação "em carne e osso". Dizer que a descrição oscila entre o abstrato e o concreto leva a procurar categorias que lhe sejam próprias. Existem conceitos descritivos, a meio caminho entre os protocolos das observações e os conceitos explicativos? Dizer que a descrição é receptiva e ao mesmo tempo cativa é interrogarmo-nos acerca da sua objetividade.
A descrição "fiel" pretende ser factual. Mas, sendo uma "construção", ela contêm a prioris, interpretações.
Fernando Gil (1937-2006),
"A Boa Descrição"

Nenhum comentário: