sábado, 21 de abril de 2012

Inconfidência Mineira

Tiradentes e a Inconfidência Mineira
Em 21 de abril, comemora-se o Dia de Tiradentes, pois foi condenado pela Coroa portuguesa ao enforcamento, por ser um dos líderes do movimento "Inconfidência Mineira".
A Inconfidência Mineira foi fundamentada com o aumento dos impostos, afinal, a Coroa Portuguesa acreditava que os brasileiros da capitania de Minas Gerais sonegavam o ouro proveniente da Mineração. No entanto, isso não era verdade, pois a riqueza estava mesmo se tornando escassa no território. Enfim, a medida que o ouro acabava, o valor dos impostos aumentava. Indignados com a obrigação de pagar o quinto do ouro, os membros da Elite de Minas Gerais resolveram organizar uma revolta.
Os principais conspiradores eram ricos e cultos, influenciados pelos filósofos que questionavam a monarquia. Tiradentes, contudo, era o integrante mais pobre, ocupando um cargo militar.
O sacrifício de Tiradentes lhe rendeu o posto de herói brasileiro, apesar de independência ter acontecido (teoricamente) 30 anos depois, sancionada por D. Pedro I.
O fim da monarquia, que era tão almejado pelos revolucionários, só foi ocorrer em 1889 com a Programação da República.

Nenhum comentário: