domingo, 31 de julho de 2011

Piet Mondrian

Importante pintor holandês
Fundador do Neoplasticismo.
Pieter Cornelis Mondrian foi um importante pintor modernista holandês. Nasceu na cidade holandesa de Amersfoort em 7 de março de 1872 e faleceu em Nova Iorque, em 1 de fevereiro de 1944. Mondrian é o fundador da corrente artística conhecida como neoplasticismo.
Pieter Cornelis Mondrian muda-se para Amsterdã em 1892 e estuda pintura na Academia de Belas-Artes, mesmo contra a vontade de seus pais. Pois eles como uma família muito religiosa, achavam que a arte era uma atividade incorreta.
No começo da carreira adota o estilo impressionista, pintando paisagens, até viajar para Paris, em 1911. Na capital francesa sofre influência do cubismo. Nessa fase produz quadros de natureza-morta ou de catedrais, cada vez mais abstratos, até chegar à série de pinturas de signos de mais e menos, que passa a ser sua única preocupação artística.
Entre 1914 e 1917 faz a série Composições, utilizando apenas o preto, o branco, as cores primárias e os quadriláteros. Deixa Paris em 1938, com a França ameaçada de invasão pelas tropas nazistas. Vive em Londres até 1940, quando vai para Nova York.
Em 1942 e 1943 realiza a série Broadway Boogie-Woogie, em que dá ritmo e expressividade à sucessão de pequenos planos que ganham colorido mais vivo. Sua intenção é reproduzir as luzes da cidade. Morre em Nova York.
Mondrian inspirou o famoso estilista Yves Saint Laurent a criar o icônico vestido tubinho com as cores e formas de suas telas em 1965.
║║║║║║║║║║║║║║║║║║║║║║║║

Nenhum comentário: