sábado, 9 de julho de 2011

Topografia de um Desnudo

O frio chegou com a temperatura caindo muito à noite, o que levou as pessoas a retirar dos baús indumentárias próprias para o inverno, blusas, pulôveres, cachecol e agasalhos diversos com que enfrentar a queda nos termômetros.
Com a friagem piorou a situação dos moradores de rua, pobres mendigos, na sua luta inglória pela sobrevivência. Se já era ruim com o tempo bom, piorou com a baixa temperatura e o sofrimento dessas pessoas. À noite, então, quando buscam locais para dormir e meios de se aquecer do frio cortante, enfrentam a fome, o vento e a falta de caridade da maioria das pessoas.
Rio de Janeiro, anos 60. A cidade se prepara para receber a visita da rainha Elizabeth (essa que está ai até hoje na Inglaterra). O objetivo dos ingleses era mostrar que o Brasil não iria adotar o socialismo, ideia crescente na época. Um clima de tensão social e política antecedem o Golpe Militar. Uma jornalista investiga a morte de moradores de rua e se envolve num perigoso jogo de interesses. Governo e polícia empreendem a “Operação Higienização Social”.
No Rio de Janeiro nos anos 60, a polícia de Carlos Lacerda, recém-eleito com o objetivo de "limpar" a cidade maravilhosa para a visita da rainha, mendigos eram recolhidos por veículos oficiais à noite e jogados no Rio da Guarda, afluente do Rio Guandu, morrendo afogados.
A Imprena nacional e internacional noticiava o fato. Policiais e funcionários do Governo da Guanabara são indiciados. Com o Golpe de 64, os inquéritos são arquivados e o episódio "apagado" da história do Brasil.
Agora, quem quiser, pode assistir ao filme "Topografia de um Desnudo", os assassinatos do Rio Guandu 40 anos depois, da TAO Produções, filme rodado em Campinas e Paulínia que saiu em DVD.
Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la.

Nenhum comentário: