sexta-feira, 24 de junho de 2011

Saara Ocidental

O país tem hoje grande parte de seu território ocupado pelo Marrocos. Além disso, cerca de 170 mil saarauis vivem em campos de refugiados na Argélia.
Localização: o Saara Ocidental está localizado na África Setentrional. O país faz fronteira ao norte com o Marrocos, a leste com a Argélia, a leste e sul com a Mauritânia e a oeste é banhado pelo Oceano Atlântico.
Histórico: O reino espanhol foi o colonizador do Saara Ocidental por nove décadas. Em 1976, quando a Espanha anunciou sua retirada do território saaraui, o rei marroquino Hassan II ordenou o deslocamento de 350 mil soldados ao país. Apesar da resistência da população saaraui, grande parte de seu território foi ocupado pelo Marrocos.
Liderados pela Frente Polisário (Frente Popular de Libertação de Saguia el Hamra e Río del Oro), os saarauis conseguiram defender parte de seu território. No entanto, muitos saarauis, fugindo da guerra contra o Marrocos, abrigaram-se na Argélia. A população exilada no deserto argelino dividiu-se basicamente em cinco acampamentos: Smara, Layounne, Auserd, 27 de Febrero e Dakhla.
Em 1976, a Frente Polisário proclamou a República Árabe Saaraui Democrática (Rasd), que atualmente é reconhecida por 82 países e membro da União Africana.
Capital: El Aaiún.
População: 513 mil (segundo estimativas da ONU, em 2009)
Língua: árabe, hassanya (variação do árabe introduzida pelas antigas tribos beduínas da Mauritânia e do Saara Ocidental) e o castelhano.
Território total: 286.000 km²
Características geográficas: o país está localizado em uma região árida e quase desértica, situada junto à costa noroeste de África, constituída por desertos pedregosos em certas áreas e arenosos em outras. Integra o Deserto do Saara. Há oásis dispersos e pequenas manchas de pastagem pobre. Possui uma das maiores reservas pesqueiras do mundo e as maiores jazidas de fosfatos do mundo, além de jazidas de cobre, urânio e ferro.
A luta pela independência saaraui através da música.
Mariem Hassan é a voz mais representativa da música do Saara Ocidental. Com a ajuda de guitarras elétricas – substitutas da tidinit, um rústico alaúde – e de dois tebales (tambores) tocados por mulheres, ela vem sintetizando o espírito do haul, o ritmo tradicional saaraui, e, sem perder nada de seu frescor, situá-lo no século 21.
Nasceu em 1958 nas imediações da cidade de Smara, junto ao rio Tasua. Sua família vivia dos rebanhos e cabras que possuía. Mariem tinha dezessete anos quando ocorreu a Marcha Verde, como é chamada a invasão marroquina ao território saaraui a partir de 1975.
Mariem Hassan canta a história de seu povo e difunde o ritmo do Saara Ocidental para vários lugares do mundo.

Nenhum comentário: