terça-feira, 2 de março de 2010

Ah! Ah! – pois o A

Ah! Ah! – pois o A, com a cartolina bicuda,
Parece o chefe do batalhão.
Para na frente de todas as letras
E grita:
A... A... A... A... Atenção ! Atenção ! – que digo: Acorda, menino,
Vamos ser
Alegre, vamos ser Ativo,
Eu te dou o
Ar pra respiração,
Eu te dou a
Água, eu te dou as Árvores
E todas as belas
Frutas
Amarelas,
Trago-te

A
petite e
A
limentação !
Venho dançando na frente do

A
lmoço,
Carregando
Alface tão fina e tão fresca
Que todos me pedem: “Quero uma porção!”
Ai,
A
i, como não ?
E os raminhos de

A
ipo que estão deste lado!
E estas folhinhas verdes de

A
grião ?
Quem é que ainda não sabia quem eu fosse?
-Sou o
A do Arroz-doce!
Quem provou, gostou, nunca mais me deixa:
-Sou o
A da Ameixa !
Não me puxe assim! Veja lá, não me mate!
-Sou o
A de Abacate !
Eu já volto já,
Trazendo
Araçá !
Eu já volto aqui:
Vou buscar
Abacaxi!
Cecília Meireles (1901-1964)

Nenhum comentário: