quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Ditadura Militar

“A preservação da memória do país é fundamental,
[pois] a democracia começa a ser construída
a partir da escola pública”.

Henrique Paim
Ministro da Educação
No dia 5 de dezembro de 2014, o governo federal lançou uma plataforma eletrônica sobre o período da repressão civil-militar mais dura já imposta ao país.
É um dever de todos se empenharem no "resgate" para que a verdade histórica seja conhecida, por mais dolorosa que possa ser, por mais arrependimentos que traga e principalmente para que a maioria que hoje tem muito acesso à informação (não necessariamente ao conhecimento) possa balizar e compreender a raiz de tanta violência. A mesma violência que mata nas áreas periféricas, que ensina a dominar, humilhar e exterminar como solução. Meditar a respeito das razões desse traço tão hipócrita, cínico e mentiroso em tantas vertentes da vida nacional, no serviço público de modo geral e a influência dessa praga na sociedade que espelha de forma fiel o que reproduz como parte da elite e maioria dos corruptos que só almejam o lucro fácil, é uma tarefa quase inglória. Os que tentarem, vão provar se sim, ou se não.
Estamos nisso até o pescoço e apesar de toda a dor, todo o sofrimento, toda a perseguição e principalmente todas as violações de direitos, pensamos que sim: vale a pena. "Tudo vale a pena se a alma não é pequena" (disse o poeta Fernando Pessoa) e não somos mesquinhos, nem medíocres, tampouco ladrões...
Os que roubaram, há 50 anos, sonhos, vidas, corpos... Esqueceram que a verdade rompe toda e qualquer barreira. Hoje, bem mais depauperados, mostram que são apenas os covardes de sempre, se escondendo atrás da idade, da avançada canalhice que o tempo não pode esconder... E tem medo! Não querem responder pelos crimes.
São os valentões de ontem, que prendiam, arrebentavam e matavam, os mesmos que hoje abusam do poder que o estado lhes dá, para provocar, mentir, reunir quadrilhas de canalhas que assediam com ofensas, agressões covardes porque engendradas entre seus asseclas, processos entre comparsas que também se reúnem como todos os marginais, acusações orquestradas e arranjadas entre outros delinquentes que o estado paga para perseguirem pessoas dignas que eles invejam e nunca vão alcançar, julgamentos nulos e tão planejados quanto os encontros e orgias que acontecem nas sombras da região dos "jardins" quanto nas casas de massagem da augusta... Pior: esses caras posam por aí com honrarias de bijou que trocam entre si reciprocamente e depois do rega-bofe todos sabem que testosterona é a única droga não existente na forma sintética, por isso... Todos se encontram onde o swing é moeda de troca e processos de jurisdicionados acabam virando almofada de pele flácida.
Tem senhoras idosas que saem de SP para protestos que pedem a volta da ditadura em Brasília e tem outras que saem de Brasília á procura de alguma dita... Mas só encontram a maria-mole.
Por fim, tem os canalhas que pensam ser os exemplares únicos de inteligência na pista de rolamento e mesmo assim ainda não conseguiram ver o óbvio: das 2 coisas que ninguém come sozinho, uma é a melancia grande... A cobertura que usam, todos sabem qual é.
No contraponto da verdade histórica que começa a despontar com o relatório que já pôs a nocaute muito valentão que bateu em gente algemada, que matou e sumiu com corpos, que pensou que "juizite" salvaria sua pele em ocultações criminosas, que torturou e perseguiu e pensou que nunca nada disso lhe seria cobrado, temos uma história muito linda, de amor ao próximo, de respeito, de solidariedade, algo que brasileiros ainda não sabem direito o que é!
É a mulher solitária, valente e muito corajosa, que venceu o medo. Felizes saudações aos bons e último aviso aos canalhas: está quase no ponto-zygote!
Sandra Paulino

Nenhum comentário: