A Selva
Upton Sinclair
Upton Sinclair
"A Selva" é um livro-denúncia escrito por Upton Sinclar (1878-1968), publicado originalmente em 1906. O livro trata da exploração dos trabalhadores pelos trustes dos alimentos enlatados de Chicago. O autor narra, com detalhes, as selvagens condições vividas por uma família de imigrantes, onde os homens adoeciam por excesso de trabalho estafante; as mulheres se prostituíam e os filhos morriam em acidentes nas fábricas.
Curiosamente, os leitores se interessaram mais por um breve trecho que descreve a falta de higiene do processo manufatureiro do enlatamento dos alimentos, levando Sinclair a declarar que visava atingir o coração do público, mas acidentalmente, havia atingido o estômago. Desejando aterrorizar o País pintando um quadro daquilo que seus senhores industriais estavam fazendo com suas vítimas, ele havia totalmente por acaso se daparado com outra descoberta: como era feito o abastecimento de carne do mundo civilizado.
O livro causou uma enxurrada de críticas, derrubando as vendas dos produtos enlatados, e fazendo com que, sob pressão popular, os congressistas aprovassem uma lei regulando as condições higiênicas na linha de produção industrial, mas no geral pouco foi feito para aliviar as condições desumanas impostas aos trabalhadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário