domingo, 18 de setembro de 2011

Dia dos Símbolos Nacionais

18 de Setembro
Dia dos Símbolos Nacionais.
Os Símbolos Nacionais são quatro:
1. a Bandeira,
2. as Armas,
3. o Selo e
4. o Hino.
Em cerimônias, eventos esportivos, documentos importantes e localidades oficiais, esses símbolos representam o Brasil - por isso, devem ser respeitados por todos os cidadãos. São os símbolos nacionais que nos identificam como nação, como pessoas que compartilham uma mesma terra e uma mesma língua.
Bandeira Nacional
Nas escolas, por exemplo, o hasteamento da Bandeira Nacional é obrigatório, pelo menos uma vez por semana, durante todo o ano letivo.
As Armas Nacionais devem ser usadas obrigatoriamente no Palácio da Presidência da República, nos edifícios-sede dos Ministérios, nas Casas do Congresso Nacional, no Supremo Tribunal Federal, nos Tribunais Superiores e nos Tribunais Federais de Recursos. Também têm que ser usadas nos edifícios-sede dos poderes executivo, legislativo e judiciário dos Estados, Territórios e Distrito Federal, nas Prefeituras e Câmaras Municipais, na frente dos edifícios das repartições públicas federais, nos quartéis do Exército, Marinha e Aeronáutica e das polícias e corpos de bombeiros militares, bem como nos seus armamentos, nas fortalezas e nos navios de guerra. As Armas Nacionais devem aparecer também na fachada ou no salão principal das escolas públicas, nos papéis de expediente, nos convites e nas publicações oficiais dos órgãos federais.
O Selo Nacional deve ser sempre utilizado para autenticar os atos de governo, assim como os diplomas e os certificados emitidos pelos estabelecimentos de ensino oficiais ou reconhecidos.
E o Hino Nacional deve ser tocado em solenidades oficiais do governo e pode ser ouvido também em competições esportivas, cerimônias de formaturas em colégios e no próprio hasteamento da Bandeira Nacional, além de outras ocasiões em que cada pessoa julgar necessário.

Você sabia que o Hino Nacional Brasileiro foi executado por quase cem anos sem ter uma letra? Deveria ser muito estranho não ter uma letra para cantar. A melodia do nosso Hino foi composta em 1831, por Francisco Manoel da Silva, para comemorar a abdicação (a desistência do poder) de D. Pedro I em favor de seu filho D. Pedro II. Só mais tarde, em 1922, o poema de Osório Duque Estrada foi oficializado como a letra do Hino Nacional Brasileiro.

Nenhum comentário: