A Secretaria de Educação do governo tucano de São Paulo admitiu, ontem, que as escolas técnicas (ETECS) do Estado tiveram queda de rendimento no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar (SARESP) realizado em 2010. O levantamento mostra que, em 2010, a média dos alunos do 3.º ano do ensino médio das 116 ETECS foi menor que a obtida em 2009.
O resultado da avaliação foi inferior nos dois conteúdos:
1. língua portuguesa
2. matemática.
A questão da educação, no entanto, é mais grave que parece. O Estado de São Paulo é um “exemplo paradigmático”, como diria um acadêmico, deste tema. Por aqui tivemos 30 anos de administrações do PSDB, com o interregno de oito anos de Quércia e Fleury. Nesse período os paulistas não puderam ter uma educação pública à altura de sua economia, história e importância para o país.
Apropricação de Tecnologia
Por todas essas razões, os dados sobre a Educação em São Paulo são um alerta e um sinal da gravidade permanente do problema estadual. Eles nos remetem à necessidade, cada vez maior, de políticas públicas e recursos para a área.
Parece que não conseguimos formar professores, atualizar os currículos e a tecnologia pedagógica. Tampouco fomos bem sucedidos em nos “apoderar” dos avanços científicos e técnicos, seja em matéria de laboratórios, seja, agora, em relação à Tecnologia da Informação.
Os dados sobre a Educação em São Paulo são um alerta e um sinal da gravidade permanente do problema estadual. Eles nos remetem à necessidade, cada vez maior, de políticas públicas e recursos para a área.
O resultado da avaliação foi inferior nos dois conteúdos:
1. língua portuguesa
2. matemática.
A questão da educação, no entanto, é mais grave que parece. O Estado de São Paulo é um “exemplo paradigmático”, como diria um acadêmico, deste tema. Por aqui tivemos 30 anos de administrações do PSDB, com o interregno de oito anos de Quércia e Fleury. Nesse período os paulistas não puderam ter uma educação pública à altura de sua economia, história e importância para o país.
Apropricação de Tecnologia
Por todas essas razões, os dados sobre a Educação em São Paulo são um alerta e um sinal da gravidade permanente do problema estadual. Eles nos remetem à necessidade, cada vez maior, de políticas públicas e recursos para a área.
Parece que não conseguimos formar professores, atualizar os currículos e a tecnologia pedagógica. Tampouco fomos bem sucedidos em nos “apoderar” dos avanços científicos e técnicos, seja em matéria de laboratórios, seja, agora, em relação à Tecnologia da Informação.
Os dados sobre a Educação em São Paulo são um alerta e um sinal da gravidade permanente do problema estadual. Eles nos remetem à necessidade, cada vez maior, de políticas públicas e recursos para a área.
Um comentário:
Querida amiga
Quem sabe um dia,
surgirá uma geração
de políticos
que entenderá
como se poderá
construir
um novo País
a partir da Educação.
Que as estrelas
sempre brilhem em teu olhar.
Postar um comentário