domingo, 12 de setembro de 2010

Textos/Sermões

Louis Janmot
Dois textos fundamentais para análise:
Texto 1

“Para um homem se ver a si mesmo são necessárias três coisas: olhos, espelho e luz. Se tem espelho e é cego, não pode ver por falta de olhos; se tem espelho e olhos, e é de noite, não pode ver por falta de luz. Logo há mister de luz, há mister de espelho e há mister de olhos. Que coisa é a conversão de uma alma senão entrar um homem dentro de si, e ver-se a si mesmo ? Para esta vista são que a conversão das almas por meio da pregação depende destes três concursos: de Deus, do pregador e do ouvinte; por qual deles havemos de entender que falta ? Por parte do ouvinte, ou por parte do pregador, ou por parte de Deus?”
Padre Antônio Vieira
Sermão da Primeira Dominga do Advento.


Texto 2

Expliquemos o mundo ao mundo. Pela História. Mas por qual história? Pela história que não mente aos homens. Pela história que não obriga a ninguém, mas sem a qual nada se faz sólido (...).
A História que compreende e faz compreender. Aquela que responde às questões que o homem de hoje faz. Explicações de coisas complicadas, no meio das quais ele se debaterá menos cegamente se conhecer a origem delas.
Peço aos historiadores: dêem uma história mais problemática e menos automática.
Lucien Febvre .
“Face ao Vento” p.43

Nenhum comentário: