quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Arte

O que é Arte?

“Arte é antes de tudo uma manifestação. É a capacidade que o homem tem de por em prática um ideia, um ofício.
A palavra arte vem do Latim "Ars" que significa técnica e (ou) habilidade.
É um conjunto de manifestações por meio de elementos visuais, auditivos, táteis, reproduzindo sons, formas, da natureza ou imaginárias”.

Como alguns pintores e escritores famosos pensavam sobre a arte:

O escritor russo Leon Tolstoi (1828-1910) escreveu: “Arte é arquitetura, escultura, pintura, música, poesia em todas as formas. Esta é a resposta costumeira do homem comum, do amante da arte e mesmo do próprio artista, que supõe que aquilo de que ele está falando é entendido muito claramente e da mesma maneira por todas as pessoas.
Arte não é apenas um prazer, um consolo ou entretenimento. Arte é assunto de peso. Arte é um órgão de vida humana transmitindo a percepção racional dos homens para o campo dos sentimentos”.

O artista plástico francês, o famoso Renoir, contemporâneo do escritor russo, considerado o "Pintor da Felicidade", era bem mais simples e otimista do que Tolstoi em relação às artes.
Renoir (1841-1919) disse: “Para mim um quadro deve ser algo amável, alegre e belo. Sim, Belo. Já existem muitas coisas desagradáveis na vida. Para que inventarmos mais”.

Nenhum comentário: