domingo, 2 de março de 2014

Eduard Hildebrandt

Eduard Hildebrandt (1818-1869)

Retrato de Eduard Hildebrandt por Louis Auguste Moreau, em 1844, no Brasil
Eduard Hildebrandt nasceu em Danzig, em 9 de setembro de 1818, quando essa cidade era parte da Prússia e, posteriormente, parte do Império Alemão. Anteriormente era território polonês e atualmente é a cidade de Gdańsk, da Polônia.
Quando Eduard tinha 13 anos, seu pai faleceu. Fez seus primeiros estudos em Berlim e, posteriormente, em Paris. Em 1839, viajou por alguns países da Europa, pintando paisagens e cenas do cotidiano. Em 1842, visitou a Bélgica e a França, onde foi premiado no Salon de Paris.
Ao retornar a Berlim, conheceu o naturalista Humboldt que recomendou o jovem artista ao rei Frederico Guilherme IV, Imperador da Prússia.
Em 1844, veio ao Brasil como membro da expedição científica patrocinada pelo Imperador. Chegou no Rio de Janeiro em 31 de março. Em junho foi a São Paulo. Em agosto, chegou na Bahia, depois foi para Pernambuco. Nesses lugares fez ilustrações de imenso valor histórico. Em outubro, estava nos Estados Unidos.
Em 1847, ensinou pintura na Academia de Belas Artes de Berlim. Posteriormente voltou a viajar pela Europa e Ásia e seus trabalhos foram publicados em um álbum em 1867.
Faleceu em Berlim, em 5 de outubro de 1869.
Eduard Hildebrandt - Rua do Ouvidor

Nenhum comentário: