sábado, 25 de agosto de 2012

Maharishi

Maharishi Mahesh Yogi (1918-2008)
Maharishi e os Beatles
Em 1967, a Meditação Transcendental atraiu a atenção de George Harrison, que entusiasmado pela leitura de Autobiografia do Iogue do Paramahansa Yogananda contagiou os outros Beatles com os seus anseios místicos.
Maharishi não desperdiçou esta oportunidade única de se associar às pessoas mais famosas e populares do seu tempo e de divulgar a MT junto das massas juvenis. Foi o que aconteceu. Em breve, milhares de jovens hippies e de estudantes acorriam aos centros de MT nos Estados Unidos da América e da Grã-Bretanha, para aprenderem a meditar à semelhança dos seus ídolos, os Beatles.
Em 1968, os Beatles viajaram com Maharishi até à sua Academia de Meditação em Rishikesh, nos Himalaias, na companhia de outras celebridades como Mia Farrow, Donovan e Mike Love dos Beach Boys.
Os Beatles relaxaram, meditaram, mas também, ao que parece, consumiram drogas leves, sem o conhecimento de Maharishi. Segundo reza a história, foi um dos períodos mais produtivos de John Lennon, que escrevia várias canções por dia, que mais tarde fariam parte do White Álbum.
Contudo, teria havido um desentendimento entre os Beatles e Maharishi, por conta do Maharishi ter assediado sexualmente Mia Farrow.
Em entrevista na revista Playboy em 1970, John Lennon afirma ter reunido os demais membros da banda, indo ao encontro do Maharishi para contar que sabiam que ele era uma farsa. Por conta disso, os Beatles acabaram por abandonar o seu retiro espiritual na Índia. A canção Sexy Sadie é uma sátira escrita por John Lennon para relatar o episódio.
Nos anos 70 a Meditação Transcendental tinha sido ensinada a vários milhões de pessoas em todo o mundo, e era praticada por muitas delas, sobretudo universitários e jovens empresários. A MT era uma técnica mental simples, ensinada de forma homogênea e padronizada e, portanto prestava-se facilmente a ser objeto de um estudo científico sério. Os estudos levados a cabo por vários cientistas mostraram que a MT baixava a tensão arterial, o ritmo cardíaco, o índice de lactato, aumentava a coerência e a integração do funcionamento cerebral. Também havia regulação do cortisol e outras hormonas associadas com o stress crônico, e uma regularização saudável dos níveis de serotonina.
Foi nesta década que Maharishi expandiu o seu movimento em nível corporativo, criando vários estabelecimentos de ensino superior, nos Estados Unidos, na Suíça, na Holanda e na Índia.
Outra crítica que se faz a Maharishi refere-se à vertente comercial do movimento e ao fato de ser cobrado bastante dinheiro pelo ensino da MT, ao contrário do que sucede tradicionalmente na Índia relativamente ao ensino das práticas espirituais. O atual preço de um simples curso de MT é exorbitante e inacessível à maioria dos potenciais interessados. Maharishi contrapõe que a formação de instrutores e que a manutenção da organização é muito cara e que, além disso, os benefícios da prática da MT são para uma vida inteira.
O certo é que esta política pouco sensata e irrealista, que se agravou a partir dos anos 90, levou ao afastamento do cidadão comum da aprendizagem da MT e, inclusive, ao encerramento de inúmeros centros a nível internacional. Houve bastantes rupturas dentro do movimento e alguns instrutores passaram a ensinar a MT por conta própria, cobrando preços acessíveis e razoáveis para a generalidade do público.

Nenhum comentário: