terça-feira, 19 de agosto de 2014

Grandes Filósofos:

Jacques-Louis David - "A Morte de Sócrates"
Tales de Mileto
Data de Nascimento: (624-625 a.C.)
Data de Morte: (556-558 a.C.)
Nasceu em Mileto, antiga colônia grega, na Ásia Menor, atual Turquia.
É o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia. Tales é apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi o fundador da Escola Jônica. Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas, e seus seguidores, embora discordassem quanto à “substância primordial” (que constituía a essência do universo), concordavam com ele no que dizia respeito à existência de um “princípio único" para essa natureza primordial.
Pitágoras
Data de Nascimento: 571 a.C.
Data de Morte: 497 a.C.
“Os homens são miseráveis, porque não sabem ver,
nem entender os bens que estão ao seu alcance.”
Pitágoras
Nasceu em Samos, uma ilha da Grécia.
Fundou uma escola mística e filosófica em Crotona (colônias gregas na península itálica), cujos princípios foram determinantes para a evolução geral da matemática e da filosofia ocidental sendo os principais temas a harmonia matemática, a doutrina dos números e o dualismo cósmico essencial.
Teve como sua principal mestra, a filósofa e matemática Temstocléia.
Demócrito
Data de Nascimento: 460 a.C.
Data de Morte: 370 a.C.
Nasceu em Abdera (Trácia), e é tradicionalmente considerado um filósofo pré-socrático. Cronologicamente é um erro, já que foi contemporâneo de Sócrates e, além disso, do ponto de vista filosófico, a maior parte de suas obras tratou da ética e não apenas da physis (cujo estudo caracterizava os pré-socráticos).
Platão
Data de Nascimento: 428-427 a.C.
Data de Morte: 348-347 a.C.
Nasceu em Atenas. Autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental,
Aristóteles
Data de Nascimento: 384 a. C.
Data de Morte: 322 a. C.
Nasceu em Estagira (Macedônia). Aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia.
Santo Agostinho ⇒ Agostinho de Hipona
Data de Nascimento: 13 de novembro de 354
Data de Morte: 28 de agosto de 430
Nasceu na Argélia e foi um dos mais importantes teólogos e filósofos dos primeiros anos do cristianismo cujas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e filosofia ocidental.
Nicolau Copérnico
Data de Nascimento: 19 de Fevereiro de 1473
Data de Morte: 24 de Maio de 1543
Copérnico nasceu em Torun, Polônia e desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cônego da Igreja Católica, governador e administrador, jurista, astrólogo e médico.
Galileu Galilei
Data de Nascimento: 15 de fevereiro de 1564
Data de Morte: 8 de janeiro de 1642
Nasceu em Pisa (Itália) e foi personalidade fundamental na Revolução Científica. Desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vênus, quatro dos satélites de Júpiter, os 4 anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo.
Johannes Kepler
Data de Nascimento: 27 de dezembro de 1571
Data de Morte: 15 de novembro de 1630
Nasceu na cidade imperial Weil der Stadt no estado alemão. Foi matemático e astrólogo e figura-chave da Revolução Científica do século XVII.
Foi responsável por ter formulado as leis da mecânica celeste ou simplesmente Leis de Kepler:
▪ Lei das Órbitas;
▪ Lei das Áreas;
▪ Lei dos tempos.
René Descartes
Data de Nascimento: 31 de Março de 1596
Data de Morte: 11 de Fevereiro de 1650
Nasceu em La Haye cidade próxima de Paris. Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. Muitos especialistas afirmam que, a partir de Descartes, inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna.
Thomas Hobbes
Data de Nascimento: 5 de abril de 1588
Data de Morte: 4 de Dezembro de 1679
Nasceu na Aldeia de Westport (Inglaterra). Foi matemático, teórico político, e filósofo. Autor de Leviatã.
Na obra Leviatã, explanou os seus pontos de vista sobre a natureza humana e sobre a necessidade de governos e sociedades.
John Locke
Data de Nascimento: 29 de Agosto de 1632
Data de Morte: 28 de Outubro de 1704
Nasceu em Wrington (Inglaterra). Foi filósofo e ideólogo do liberalismo, sendo considerado o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do "Contrato Social".
Isaac Newton
Data de Nascimento: 4 de janeiro de 1643
Data de Morte: 31 de março de 1727
Nasceu em Woolsthorpe-by-Colsterworth (Inglaterra)
Newton foi um gênio da sua época. Além de física e matemática, ele estudou filosofia, astronomia, alquimia, teologia, astrologia entre outras ciências. Ele, juntamente com vários outros cientistas e pensadores da época, acreditavam que o estudo dessas ciências possibilitaria a compreensão e estudo dos fenômenos naturais
Dentre os muitos trabalhos que Isaac Newton elaborou, podemos citar:
▪ O desenvolvimento da série de potência de um binômio, que hoje é conhecido pelo nome de binômio de Newton;
▪ A criação e desenvolvimento do cálculo diferencial e cálculo integral.
▪ O estudo sobre os fenômenos óticos que possibilitaram a elaboração da teoria sobre a cor dos corpos;
▪ O estudo das leis dos movimentos, lançando as bases da Mecânica;
▪ O desenvolvimento das primeiras ideias sobre a Gravitação Universal.
Gottfried Wilhelm Leibniz
Data de Nascimento: 1 de julho de 1646
Data de Morte: 14 de novembro de 1716
Nasceu em Leipzig na Alemanha. A ele é atribuída a criação do termo "função" (1694), que usou para descrever uma quantidade relacionada a uma curva, como, por exemplo, a inclinação ou um ponto qualquer situado nela. É creditado a Leibniz e a Newton o desenvolvimento do cálculo moderno, em particular o desenvolvimento da integral e da regra do produto. Descreveu o primeiro sistema de numeração binário moderno (1705), tal como o sistema numérico binário utilizado nos dias de hoje. Demonstrou genialidade também nos campos da lei, religião, política, história, literatura, lógica, metafísica e filosofia.
François Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire
Data de Nascimento: 21 de novembro de 1694
Data de Morte: 30 de maio de 1778
Nasceu em Paris. Foi um escritor, ensaísta, deísta e filósofo iluminista francês.
Conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, inclusive liberdade religiosa e livre comércio.
Immanuel Kant
Data de Nascimento: 22 de Abril de1724
Data de Morte: 12 de Fevereiro de1804
Nasceu em Königsberg na Alemanha, considerado como o último grande filósofo da Era Moderna.
Kant é famoso sobretudo pela elaboração do denominado idealismo transcendental: todos nós trazemos formas e conceitos a priori (aqueles que não vêm da experiência) para a experiência concreta do mundo, os quais seriam de outra forma impossíveis de determinar. A filosofia da natureza e da natureza humana de Kant é historicamente uma das mais determinantes fontes do relativismo conceptual que dominou a vida intelectual do século XX. No entanto, é muito provável que Kant rejeitasse o relativismo nas formas contemporâneas, como por exemplo o Pós-modernismo.
Kant é também conhecido pela filosofia moral e pela proposta, a primeira moderna, de uma teoria da formação do sistema solar, conhecida como a hipótese Kant-Laplace.

Nenhum comentário: