quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Sífilis

O médico infectologista David Uip, em entrevista a Record News disse que o numero de Sífilis no Brasil é alarmante, e em sua maioria é transmitido por sexo oral.
No caso das mulheres, quando gravidas, transmitem para o filho.
História da Sífilis
Sífilis: Doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum e normalmente transmitida através do contato sexual, especialmente oral.
A infecção através de objetos contaminados é bastante rara, pois a bactéria morre em contato com o ar. Um feto carregado por uma portadora de sífilis pode contrair a doença, condição denominada de sífilis congênita.
Acredita-se que a sífilis foi introduzida na Europa em 1493 por um grupo de marinheiros retornando da primeira expedição de Cristóvão Colombo à América. Já no século XVI, a sífilis tornou-se a maior epidemia pública. O aspirilo (microrganismo de forma espiralada), responsável pela doença, foi descoberto somente em 1905, pelo zoologista alemão Fritz Schaudinn. Em 1906 o bacteriologista alemão August vom Wassermann desenvolveu o primeiro exame de sangue para diagnosticar a doença. Em 1909 outro bacteriologista alemão, Paul Ehrlich, desenvolveu o primeiro tratamento efetivo. Em 1943 a penicilina mostrou-se bastante efetiva no combate à sífilis e até hoje continua sendo o medicamento preferido para o tratamento dessa doença. Intensos programas de saúde pública reduziram o número de casos reportados nos Estados Unidos. Durante a década de 70, a maioria dos casos de sífilis em homens ocorreu em homossexuais, entretanto o aumento no número de casos durante a década de 80 são em indivíduos heterossexuais. Este fato aumenta a incidência da sífilis congênita, que causa um grande índice de mortalidade infantil. Pessoas portadoras de AIDS têm maiores chances de desenvolver sérias formas de sífilis e sofrerem recaídas após tratamentos que normalmente curam a doença.
A sífilis é detectada através dos sintomas de um dos vários testes de sangue ou de fluido da coluna espinhal. A droga mais usada no tratamento é a penicilina benzatina que é ministrada em duas injeções separadas por uma semana de intervalo. Quando se trata de neurosífilis, o antibiótico é ministrado três vezes por semana.
O controle da sífilis inclui localizar as pessoas que tiveram contato sexual com portadores e tratar aquelas cujo contato se deu durante o período de contaminação. O uso da camisinha é uma proteção contra a sífilis.

Nenhum comentário: