sexta-feira, 24 de abril de 2015

Futebol

Kemari
Gravura de Toyohara Chikanobu, Kemari
A atividade mais antiga que se assemelha ao futebol moderno da qual se tem conhecimento data dos séculos III e II a. C. Estes dados são baseados em um manual de exercícios correspondentes à dinastia Han da antiga China. O jogo era chamado ts'uh Kúh (cuju), e consistia em lançar uma bola com os pés para uma pequena rede. Uma variante incluía uma modalidade onde o jogador deveria passar pelo ataque dos seus adversários. Também no Extremo Oriente, embora cerca de cinco ou seis séculos depois do cuju, existia uma variante japonesa chamada kemari, que tinha um caráter mais cerimonial, sendo o objetivo do jogo manter uma bola no ar passando-a entre os jogadores. O kemari até hoje é praticado no Japão, em eventos culturais.
O futebol vai muito além das quatro linhas. Antes dos ingleses assumirem a paternidade e criarem as regras do futebol como conhecemos hoje, há registros de povos que chutavam bolas de couro no Japão, China e Grécia, antes de Cristo. Na América, por exemplo, os índios faziam bolas com o látex da seringueira e jogavam um esporte que era uma mistura de futebol e handebol. Há relatos também na França e Itália, no século 19. A todas essas formas rudimentares, alguns especialistas chamam de proto futebol (proto, em grego, quer dizer primeiro).
Na verdade o kemari é muito parecido com o que chamamos de “altinha” hoje, onde os atletas formam uma rodinha em que ficam tocando a bola sem deixá-la cair no chão. A diferença é que a bola dos japoneses era feita de camurça e recheada com serragem. Além disso, os praticantes eram obrigados a usar a tradicional roupa da época, o que tornava as coisas ainda mais difíceis.
Não havia contagem de pontos. O campo era quadrado e com uma árvore em cada um dos cantos – cerejeira, macieira, salgueiro e pinheiro. O número de jogadores variava, mas chegava a no máximo 15.
❄▨ ❄▨ ❄▨ ❄

Nenhum comentário: