terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Estupro de Vulnerável – BBB 12

Tão grave quanto o ataque do estuprador são os comentários que consideram que a culpa do estupro é da vítima. Estar bêbada, usar determinadas roupas e até mesmo “olhar” de certo jeito são argumentos frequentemente usados por defensores de estupradores para culpar a vítima. Ora, se o estupro fosse causado por uma saia curta, quase todos os homens heterossexuais seriam estupradores e todas as mulheres teriam sido estupradas. O que causa estupro não é a roupa, o comportamento da vítima (corrobora com isso, inclusive, o fato de que a maior parte dos casos de violência sexual acontece dentro da família da vítima, em casa). É o estuprador.
O que aconteceu no Big Brother Brasil no final de semana não é, como podem ver, um problema do Big Brother Brasil, apenas. É um problema social muito maior. O problema do Big Brother Brasil é ter uma equipe de produção acompanhando os fatos, presenciando um crime, e se omitindo ao não chamar a polícia, não levar o estuprador à delegacia nem fazer exame de corpo delito com a vítima. Sem falar que o estuprador estava sem preservativo… É um problema do Brasil, porém, caso o Ministério Público não se pronuncie, não exija a prisão e retirada do participante da casa e acredite que a Globo está acima da lei. Não está.
Marília Moschkovich ( no Blog Outras Palavras )

Vale lembrar:
No dia 3 de janeiro deste ano dois jovens brasileiros foram presos nos Estados Unidos acusados de estuprar uma garota de 15 anos a bordo de um cruzeiro, portanto, são pessoas de alto poder econômico, estudaram no colégio Porto Seguro. Isso prova que não é o grau de escolaridade, nem de poder aquisitivo, e sim um padrão de comportamento machista que predomina na sociedade.

Um comentário:

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

O triste é tudo.
O caráter,
as pessoas que se vendem,
o programa,
a busca do sucesso
sem valores...

Programas assim deveriam
ser banidos de cada lar,
e episódios assim,
deveriam ser debatidos
em salas de aula,
para reaprendermos
a alegria dos valores simples
e assim, plenos.


Que cada dia deste novo ano,
seja em tua vida,
um dia de reencontro.