domingo, 8 de maio de 2011

Bin Laden

‘Parte II’
(1957-2011)
A “guerra contra o terror” não possui um inimigo homogêneo representado na figura de Bin Laden como quer fazer-nos acreditar os EUA. Existem diversos grupos que, por compartilharem alguns interesses comuns, estabeleceram alianças estratégicas. Como muitos já alertaram, não é possível carimbar como terror islâmico tudo aquilo que contesta a ocupação militar dos EUA naquela região. Quem será o próximo monstro a ser executado em nome da humanidade?
Para o escritor e ativista paquistanês, a única questão interessante é saber quem denunciou a localização de Bin Laden e por que razão. "A fuga de informação só pode ter vindo da ISI [serviço de informações paquistanês] e, se for assim, e estou convencido disso, então o general Kayani, chefe militar do país, deve ter dado luz-verde à decisão. Mais tarde ou mais cedo vai-se saber a que ponto ele foi pressionado", observa Tariq Ali.
Será que os democratas não esperaram o momento em que os EUA estão próximos a uma campanha eleitoral e mataram Bin Ladem para reeleger o único candidato com possíveis chances de mantê-los no poder?
A história mostra que ainda hoje mesmo que governos criticam tortura, nada como uma bela tortura, para achar terroristas, e assim acabar com a questão “Guantánamo", ganhando uma boa justificativa para mantê-la aberta? Vale o mesmo principio para os gastos com a indústria bélica
Ou melhor, ainda, conseguir uma forma de "desaparecer" com o problema da reforma da saúde, ainda bem latente na mente norte-americana.
E o melhor de tudo: poder dizer “Eu, Mr.Obama, fiz o que Bush não conseguiu fazer, e na metade do tempo”.
São questões que merecem uma reflexão.

Um comentário:

ArcadoAutoConhecimento disse...

Um feliz dia das mães, obrigada pela visita e aproveito a oportunidade para lhe fazer um pedido. O ArcadoAutoConhecimento foi indicado para concorrer ao SELO BLOG DA SEMANA, em votação que se iniciou no dia 05/05 e ficará aberta até o dia 11/05/2011 no BLOG DO SUPER WILL. Se você quiser me presentear com seu voto, deve acessar o blog do Super Will, no endereço http://wwwwillblog.blogspot.com/. O Will é o idealizador do selo, tendo por objetivo homenagear e promover a confraternização blogueira através da troca de links, divulgação e experiências. Desde já, agradeço a gentileza e amizade.